A República Centro-Africana comemora 63 anos de proclamação da República nesta quinta-feira (2). O país foi uma colônia francesa chamada Ubangi-Shari mas obteve independência da França em 1960, dois anos após a fundação em 1958.
A República Centro-Africana é um dos países menos desenvolvidos do mundo, com baixo índice de desenvolvimento resultante da instabilidade política e da posição geograficamente desfavorável.
Os cristãos são alvos de perseguição pelos grupos extremistas. Nas regiões Leste e Norte do país, onde a população mulçumana é dominante, a perseguição é ainda mais severa. Os ex-mulçumanos são perseguidos pela família e enfrentam hostilidade da sociedade.
Em 2013, o grupo rebelde Seleka (união de milícias), tomou o poder em um golpe de estado, os cristãos passaram a ser alvos de violência extrema. A Organização das Nações Unidas fez uma intervenção após o golpe, mas a autoridade estatal não foi totalmente recuperada. Diante dessa realidade, há cerca de 3,5 milhões de cristãos que enfrentam perseguições por ter aceitado a Cristo.
Segundo Portas Abertas a República Centro-Africana é o 35º país na Lista Mundial da Perseguição 2021.
Com informações: Portas Abertas (02.12.21)