O valor dos negócios
fechados por empresas brasileiras em feiras internacionais de produtos
do agronegócio poderá chegar a US$ 4,5 bilhões até o final do ano, de
acordo com balanço da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (ApexBrasil). Segundo a entidade, do total negociado, US$
800 milhões já foram contratados, e outros US$ 3,7 bilhões devem ser
concretizados até o fim do ano.
No primeiro trimestre de 2022,
mais de 300 empresas brasileiras participaram, com o apoio da Apex, de
15 feiras internacionais de alimentos e bebidas, realizadas em cinco
países. Apenas na Seafood Market Place for North America, realizada em
março, em Boston, nos Estados Unidos, a maior feira de pescados da
América do Norte, as empresas brasileiras fecharam negócios da ordem de
US$ 400 milhões.
“Durante a pandemia [da covid-19], o Brasil se
mostrou muito sólido e os outros países e grandes importadores puderam
confirmar contratos de longo prazo. E isso se soma ao momento da nossa
produtividade e aumento da produção. O Brasil conseguiu, durante a
crise, manter o agronegócio funcionando muito bem, e isso ajuda nesse
resultado”, destacou a coordenadora de Agronegócios da ApexBrasil, Paula
Soares.
De acordo com a agência, até o fim de 2022, serão
realizadas 41 feiras com participação dos brasileiros, apoiadas pelos
ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores, e a
ApexBrasil.
“Ainda temos muitas oportunidades para as empresas brasileiras. Elas podem entrar no nosso site,
conhecer os eventos nos próximos meses, e entender quais são os
critérios de participação, inclusive se inscrever”, disse a
coordenadora.