Com a proximidade do Dia dos Namorados, comemorado em 12
de junho, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas
(Procon/AL) realizou uma pesquisa de preços dos itens mais procurados,
nos principais shoppings e lojas do centro de Maceió, entre os dias 17 e
18 deste mês, com o intuito de ajudar os consumidores na hora de
escolher o melhor presente a um preço que caiba no bolso.
Os
valores dos artigos de perfumaria nacional variam de R$ 74,90 a R$
273,90, os internacionais custam em média de R$ 259,90, podendo chegar a
R$ 559,90, uma diferença de mais de 100%, em relação aos preços do ano
passado. Já as peças de vestuário variam de R$ 29,99 a R$ 648,00.
“A
pesquisa deu ênfase aos produtos mais procurados nesta época, como
roupas, calçados, acessórios, bolsas e cosméticos, além de eletrônicos,
como os aparelhos celulares. Verificamos principalmente a qualidade dos
produtos, se as informações estão claras e de acordo com as normas
estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor”, explica a fiscal
Adelaide Fernandes.
Os fiscais do órgão também verificaram,
durante o levantamento de preços, se havia alguma irregularidade que
pudesse ser considerada como prática abusiva, já que em datas
comemorativas é comum observar aumentos de preços e falta de informação
por parte dos estabelecimentos, que acabam induzindo os consumidores ao
erro.
“É muito importante o trabalho realizado pelos fiscais,
principalmente em datas comerciais, período em que as ocorrências
relacionadas à má prestação de serviços e práticas abusivas são mais
frequentes. Além de levar ao conhecimento do consumidor uma lista de
preços com os mais variados produtos, realizamos uma ação preventiva,
evitando possíveis descumprimentos ao Código de Defesa do Consumidor”,
diz o diretor-presidente do Procon-AL, Daniel Sampaio.
Orientamos
os consumidores para que façam uma pesquisa prévia, verifiquem a
qualidade do produto, informem-se sobre a política de troca do
estabelecimento e sempre peçam a nota fiscal da mercadoria, pois apenas
de posse deste documento o mesmo pode comprovar a aquisição do produto,
evitando problemas futuros, caso tenha a necessidade de troca dele.
De
acordo com João Lessa, coordenador de Fiscalizações, durante esse
período onde o mercado tem uma maior demanda, é importante que a
população tenha ciência dos seus direitos. “Os consumidores devem exigir
a nota fiscal e o prazo de garantia por escrito, além de prestar
atenção aos prazos de troca e devolução", exclamou João Lessa.
Vale
lembrar que o Procon-AL dispõe de canais para atender a população
alagoana, receber reclamações e realizar denúncias. Caso haja alguma
ocorrência, o consumidor pode entrar em contato através de ligações ao
151, mensagens pelo WhatsApp (82) 98876-8297 e de forma presencial,
mediante agendamento, através do site agendamento.seplag.al.gov.br.