Trezentos e cinquenta mil
estudantes de 840 unidades de ensino das redes pública e privada
participaram nesta terça-feira (07) da primeira fase das provas da
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em
todo o Brasil, mais de 18 milhões de alunos de 54 mil escolas se fizeram
presentes nas provas da competição, cujo intuito é estimular o estudo
da matemática, descobrir talentos da área e promover a inclusão social
por meio da concessão de bolsas de iniciação científica aos medalhistas.
Promovida
pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em parceria com a
Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), ministérios da Educação (MEC) e
da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a OBMEP
também conta com o apoio de secretarias municipais e estaduais de
Educação. Em Alagoas, a competição é coordenada pela Universidade
Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da
Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds) e
Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
No estado, a olimpíada
teve adesão dos 102 municípios alagoanos. Das 840 escolas participantes,
494 são das redes municipais, 278 da rede estadual, 72 da rede privada e
16 são campi do Ifal. As unidades terão até o dia 20 para o envio dos
cartões-resposta. Os classificados para a segunda fase serão divulgados
em 02 de agosto e as provas ocorrem em 08 de outubro.
“A OBMEP é
um evento onde Alagoas tem se destacado cada vez mais. Além de
contribuir para o fortalecimento do ensino da matemática em nossas
escolas, a olimpíada também fomenta a iniciação científica e a inclusão
social ao conceder bolsas de estudo aos alunos medalhistas. Por isso, é
muito importante que nossas escolas estimulem todos os seus alunos a
participarem das provas”, ressalta a secretária de Estado da Educação,
Roseane Vasconcelos.
Engajamento
O
coordenador da OBMEP em Alagoas, Professor Adelailson Peixoto, do
Instituto de Matemática da Ufal, fala das suas expectativas em relação à
edição 2022 da olimpíada. “Apesar de estarmos vivendo um momento
delicado em função das chuvas no Nordeste, acredito que teremos bons
resultados, pois temos um trabalho constante de formação em parceria com
as Gerências Regionais de Educação e temos dado toda a assistência
possível aos professores no sentido de aprimorar a base matemática.
Tanto que percebemos um engajamento cada vez maior dos docentes”,
observa.
O superintendente de Políticas Educacionais da Seduc,
Ricardo Lisboa, lembra que a OBMEP não só descobre talentos, mas cumpre
um importante papel formativo tanto de alunos como de professores. “Por
permitir a abordagem da matemática em vários contextos, ela possibilita
aos professores inovar em sua metodologia. Além disso, neste ano em que
buscamos reverter as perdas de quase dois anos de pandemia, ela se soma
às ações que de fortalecimento do ensino existentes em nossa rede, a
exemplo do Professor Mentor e dos programas de recomposição de
aprendizagem”, pontua Ricardo.
Edição 2021
Na
edição 2021, Alagoas teve o melhor desempenho da sua história na
olimpíada: foram 108 medalhas – 6 ouros, 22 pratas e 80 bronzes – e 837
Menções Honrosas conquistadas por alunos de escolas municipais,
estaduais, federais e particulares. Pela rede estadual de ensino, foram
23 medalhas – 2 ouros, 2 pratas e 19 bronzes – e 266 Menções Honrosas
conquistadas em 2021.
Esta foi a maior premiação já registrada
pelo estado nas dezesseis edições da competição. Além disso, Alagoas,
pela primeira vez, obteve 6 ouros, dentre os quais, o da primeira
estudante do sexo feminino a ter a premiação máxima da OBMEP – Gabriela
Souza, pela Escola Estadual Almeida Cavalcanti, de Palmeira dos Índios –
e do primeiro bimedalhista de ouro da rede estadual – João Vitor Silva
dos Santos, pela Escola Estadual Padre Cabral, de Maceió.