A última pesquisa eleitoral registrada divulgada em
Alagoas foi a do Instituto Datasensus, há mais de um mês, no dia 31 de
maio. Após exatos 35 dias apenas com resultados de “gaveta”, o alagoano
terá uma verdadeira overdose de sondagens de opinião. Literalmente.
Entre
a próxima segunda-feira (04) e quarta-feira (06) serão divulgados os
resultados de cinco pesquisas. Serão três num mesmo dia. E todas vão
sondar qual a preferência do eleitor alagoano para senador e governador.
Outras quatros também vão apurar a opinião do voto para presidente no
Estado.
O Datasensus será o primeiro a divulgar o resultado na
próxima segunda-feira. Mais uma vez, antecipa Eugênio Albuquerque,
diretor do instituto, serão colhidas as opiniões dos eleitores em todos
os municípios do Estado.
“Nossa metodologia proporciona uma
amostragem mais próxima da realidade, na medida em que é possível
entender melhor a influência dos apoios políticos em todos os
municípios, especialmente nas pequenas cidades”, aponta Albuquerque.
Algumas
empresas, caso do Paraná, aplicam questionários em pouco mais de 30%
das cidades. O Ibrape, um dos mais respeitados e tradicionais institutos
de pesquisas de Alagoas, vai aplicar questionários em 58 das 102
cidades alagoanas, com uma metodologia que tem conseguido boa margem de
acerto nas eleições do Estado.
Cenários
Todas
as pesquisas (exceto o Paraná) terão cenários com sete pré-candidatos
ao governo e de quatro a cinco pré-candidatos ao Senado.
Para o
governo serão estes os pré-candidatos pesquisados na estimulada: Paulo
Dantas (MDB), Fernando Collor (PTB), Rodrigo Cunha (União Brasil), Rui
Palmeira (PSD), Professor Cícero Albuquerque (PSOL), Régis Cavalcante
(Cidadania) e Mônica Carvalho (SD).
Para o Senado testados
diversos pré-candidatos na estimulada, principalmente Renan Filho (MDB),
Ronaldo Lessa (PDT) e Davi Davino Filho (Progressistas).
Veja as pesquisas
Todas
as pesquisas pesquisas serão divulgadas na próxima semana em Alagoas,
sendo uma na segunda, outra na terça e três na quarta-feira, 6. Dos
cinco levantamentos, quatro forma contratados por empresas de
comunicação e apenas um, o da TDL, foi contratado por uma empresa de
comércio agropecuário.
Veja a lista:
INSTITUTO: DATASENSUS
Valor: R$ 30.000,00 / Contratante: 7 SEGUNDOS / Data de divulgação: 04/07/2022INSTITUTO: PARANA DE PESQUISAS
Valor: R$ 30.000,00, / Contratante: TV PAJUCARA LTDA / Data de divulgação: 05/07/2022
INSTITUTO: REAL TIME BIG DATA
Valor: R$ 20.000,00 / Contratante: REDE RECORD / Data de divulgação: 06/07/2022
INSTITUTO: TDL
Valor: R$ 33.000,00 / Contratante: COAGRO / Data de divulgação: 06/07/2022
INSTITUTO: IBRAPE
Valor: R$ 20.000,00 / Contratante: CADA MINUTO.COM / Data de divulgação: 06/07/2022