A Marinha ativou nesta terça-feira (5) o 1º Esquadrão de
Aeronaves Remotamente Pilotadas (EsqdQE-1) durante cerimônia realizada
na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.
O
esquadrão conta com seis aeronaves não tripuladas de observação
ScanEagle. Os drones são fabricados pela Insitu, uma subsidiária da
Boeing e chegaram dos Estados Unidos em março. O equipamento precisou
ser transportado em nove carretas.
A criação do EsqdQE-1, diz a Marinha, marca a história da aviação naval."Trará significativo aumento na capacidade operacional dos navios da força naval durante missões de inteligência, vigilância e reconhecimento", diz em texto em seu site.
Segundo a Marinha, os drones poderão ser usados em operações terrestres e marítimas, inclusive à noite, para atividades de controle de tráfego naval, prevenção de ilícitos, pirataria, terrorismo, monitoramento de desastres e operações de socorro e salvaguarda no mar.
Questionada
sobre onde as aeronaves farão patrulhamento no início das operações, a
Marinha não respondeu até a publicação desta reportagem. A nova operação
militar, segundo a Marinha, ficará a cargo do Comando da Força
Aeronaval.
O primeiro lançamento foi feito no último dia 28 de
junho em São Pedro da Aldeia. O vídeo da preparação, pouso e retorno à
base foi compartilhado, inclusive, pela Insitu.
A Marinha,
entretanto, já havia feito testes em 2014 na Região dos Lagos, no Rio de
Janeiro. Na época, a força disse que os drones seriam usados para
monitorar a "Amazônia Azul", ou seja litoral brasileiro.
Os
militares da Marinha fizeram treinamento para pilotar o ScanEagle no ano
passado nos Estados Unidos. E o anúncio de que as aeronaves fariam
parte da aviação naval brasileira foi feito no fim de 2019.
De
baixo peso -máximo de 22 kg na decolagem-, o ScanEagle tem 3,1 metros de
envergadura, 1,6 metro de comprimento e teto de 19,5 mil pés, ou seja,
quase 6.000 metros. Equipado com motor a gasolina, tem autonomia de até
24 horas.
A aeronave decola a partir de um lançador, como uma
catapulta. O drone não tem trem de pouso, portanto, pode partir de um
navio, por exemplo, e retornar para a embarcação -há um sistema de
captura da aeronave pela ponta da asa com uma corda amarrada a uma lança
de 5,24 metros, segundo diz a Insitu em documento sobre a ficha técnica
do ScanEagle.
A aeronave alcança uma velocidade máxima de quase
150 km/h e de cruzeiro, de aproximadamente 110 km/h. O raio de ação é de
até 100 km.
Ainda segundo a empresa, o ScanEagle voa em
ambientes extremos, carregando uma câmera eletroóptica ou com
infravermelho em uma torre giroestabilizada.
De acordo com a
subsidiária da Boeing, a parceria com a fabricante de aviões para
desenvolvimento do ScanEagle ocorreu no inicio dos anos 2000. O drone
foi colocado em campo pela primeira vez pelo Corpo de Fuzileiros Navais
dos Estados Unidos, em 2004 e passou a ser usado por forças de
coalização no Oriente Médio.