O Dia das Crianças é a quinta data mais importante para o
Comércio. Segundo o levantamento realizado nos últimos anos, o volume
de vendas só não é maior do que o registrado no Natal, no Dia das Mães,
no Dia dos Namorados e no Dia dos Pais. Este ano, de acordo com pesquisa
realizada pelo Instituto Fecomércio Alagoas, a expectativa é a de que,
em Maceió, seja movimentado R$ 35.727.922,83 com a compra de presentes e
a aquisição de serviços.
Realizada durante os dias 27 e 28 de
setembro, em ambientes de consumo de grande circulação, a pesquisa
identificou que brinquedos em geral (alvo de 87,1% dos entrevistados),
vestuários, calçados e smartphones devem ser os presentes mais
procurados pelos consumidores. O ticket médio para a compra dos
presentes foi estimado em R$ 167,28. Já para a comemoração, a
expectativa é de que o valor médio seja de R$ 98,17.
O
levantamento demonstra também que 73,96% dos maceioenses pretendem
comprar presentes. Em se tratando de quantidade, 33,33% declararam que
pretendem adquirir um presente, 24,73% pretendem levar dois e 19,35% têm
a intenção de comprar três. Centro de Maceió, com 66,13%, e shoppings,
com 48,39%, foram apontados como os locais mais procurados para a
escolha do presente, seguidos pelo e-commerce, com 23,66%, e lojas de
rua, bairro e galerias, com 4,3%.
De acordo com o resultado da
pesquisa, os maiores atrativos para definir a compra do presente são
preço (61,29%), promoções (54,3%) e qualidade dos produtos (41,13%), mas
atendimento (16,4%), vitrine (7,53%), conforto (6,45%), praticidade
(5,38%) e proximidade (3,49%) também foram apontados como diferenciais.
Segundo
os entrevistados, o meio de pagamento mais utilizado para a aquisição
do presente será o dinheiro em espécie (32,65%), as parcelas do cartão
de crédito (28,16%), o cartão de débito (20%) e o pix (12,65%). Para
quem pretende fazer alguma comemoração, além de dar presentes, 29,18%
farão algo em casa, 16,73% irão ao shopping/cinema, 13,23% comemorarão
na casa de parentes e 10,12% levarão a criançada para parques compactos
de shoppings, como a Game Station e o Magic Games.