Alagoas segue na liderança
do mercado do turismo brasileiro. Segundo o portal ViajaNet, o estado é
dono das cinco atrações turísticas mais procuradas neste início de 2023.
Os dados publicados pela plataforma apontam que 67% do público escolheu
pelos atrativos alagoanos neste período.
A praia de Barra
Grande, em Maragogi, lidera a preferência do público com 21,3% do total
dos interessados, o tour por São Miguel dos Milagres foi a escolha de
20,8% das pessoas, já a Praia do Gunga em Roteiro com o city tour por
Maceió finalizam o top 3, com 15,3% das escolhas. Completam o ranking,
totalmente alagoano, dos cinco mais buscados os atrativos da Barra de
São Miguel, com 10,4% do total e os Cânions do São Francisco, com 9,6%
das escolhas.
No ranking dos dez mais procurados, ainda aparecem
os passeios a Maragogi saindo de Porto de Galinhas (PE), em 7º lugar; o
Passeio a Paripueira, em 8º; a visita a Dunas de Marapé, em 9º, e o
passeio a Maragogi saindo de Maceió, completando a 10ª colocação.
Os
dados divulgados pela plataforma são de janeiro de 2023. A pesquisa da
ViajaNet apurou ainda os custos dos passeios mais comprados pelos
turistas. Quem optou pelo tour pelas praias de Maceió gastou, em média,
entre R$ 47 a R$ 84.
Para Bárbara Braga, secretária de Estado do
Turismo de Alagoas, esses resultados são impulsionados pelos
investimentos liderados pelo Governo do Estado para a promoção e
consolidação do Destino no mercado do turismo nacional.
“Ano a ano, temos conseguido nos tornar
mais competitivos no mercado do turismo brasileiro, consolidando Alagoas
na liderança dos rankings de busca das grandes operadoras, agências e
sites especializados. Os investimentos promovidos pelo Governo do
Estado, sob comando do governador Paulo Dantas, têm feito toda a
diferença. Só até maio deste ano, serão mais de três milhões em diversas
plataformas de turismo no Brasil e no mundo. Isso nos coloca na vitrine
do mercado, expondo o que temos de melhor”, explica a secretária.
Ainda
de acordo com a gestora, os avanços em segurança e infraestrutura
também fazem a diferença para o turismo. “Além do trabalho de promoção
do Destino, fortalecimento da malha aérea, os avanços em segurança
pública, saúde, saneamento e desenvolvimento sustentável fazem a
diferença no comparativo a outros estados nordestinos. Acabamos de
vivenciar o carnaval mais seguro dos últimos tempos no estado, o que
reforça nosso diferencial competitivo no mercado do turismo nacional e
internacional. Estamos fazendo uma grande alta temporada e tenho certeza
que teremos um grande ano para o turismo alagoano, gerando emprego,
renda e oportunidade para o nosso povo”, completa Bárbara.
*Com Ascom Setur