O artigo será regido por parágrafos representativos dos fatos que antecederam, se fizeram presentes no durante e no pós-Lava-Jato.
Assim deve ser entendido o todo do artigo.
A Lava-Jato começara a partir de uma simples investigação a um minúsculo ponto de possível corrupção. Mas dela nasceram as retas que minuciosamente calculadas criaram o Homem Vitruviano.
Pequenos detalhes iam levando a uma obra muito mais complexa e recheada dos primeiros nomes de uma orquestra com centenas de músicos em proporções bem definidas do valor total da partitura.
Ao se chegar aos instrumentos mais fundamentais ao exercício do ato musical, chega-se também aos nomes mais importantes e diretamente escolhidos pelo maestro que com suaves movimentos corporais, determinava o tom, e onde seriam tocadas e trocadas as próximas notas.
Metade do Homem Vitruviano já estava pronta.
Seguindo sempre as percentagens para cada músico. E também para o maestro e sua orquestra, incluindo a assistência que tanto comprava ingressos quanto cobrava por sua função de cambista.
Até que um belo dia, as autoridades jurídicas e policiais que investigavam a orquestra chegaram ao camarim e deram o grito de voz de prisão.
Foi um corre-corre medonho. Muitas pessoas importantes que se faziam de expectadores, mas que estavam diretas ou indiretamente ligadas à orquestra terminaram no vértice do Homem Vitruviano.
E uma das peças avisa: a orquestra vai parar. Mas quem a parou vai ter que explicar porque nos fez parar. No Brasil que quem descobriu foi Cabral.
Daí por diante, o Rei de Portugal toma as rédeas do todo, anula tudo que fora feito, e dá-se ao maestro o direito novamente reger a sinfônica. E todos os que adoravam a música desejam ouvi-lo tocar novamente, e o teatro é reaberto em grande estilo.
É assim que se pode entender uma das possíveis passagens do Brasil, país tropical e de mediana localização à linha do Equador.
Quanto ao Homem Vitruviano, para que perfeito pareça ser, tem que seguir os passos de uma matemática aplicada, onde o Teorema de Pitágoras e a Teoria Euclidiana provem que o espaço é o Universo em expansão.
Autor: Raul Rodrigues
Fonte: correiodopovo-al.com.br