A Escola Municipal Professora Maria José Clemente,
localizada no Benedito Bentes, tem um compromisso todas as terças-feiras
com os estudantes. É quando o projeto “Pare e Leia” ganha vida na sala
de aula e os alunos desfrutam da leitura, durante 20 minutos, dedicando
tempo de qualidade ao aprendizado, através dos livros.
O projeto
teve início em 2019, ao estimular todos os alunos e servidores a
desenvolver o hábito da leitura. A aluna Mirella Lins contou sua
experiência ao participar das atividades. “Acho ótimo fazer parte do
“Pare e Leia”, porque eu melhorei muito minha leitura, tenho vários
livros em casa e costumo ler bastante”, disse a estudante do 5º ano B.
David
de Oliveira é da mesma turma de Mirella. Os dois alunos lideram o
ranking de leitura da escola. “Gosto muito de ler. Acho que esse projeto
é muito bom. O livro que eu mais gostei de ler esse ano foi o “Alvo”,
um livro que fala sobre um professor que ajuda uma cidade inteira e é
isso que os professores fazem, ajudam todo mundo”, destacou.
Segundo
a coordenadora pedagógica, Júlia Márcia, a leitura é um horizonte que
se expande e o projeto favorecer a criação de uma geração de leitores.
“Nossa escola tem uma característica muito forte, que é o ato de
desenvolver o gosto pela leitura para que a criança descubra esse mundo
que existe nos livros e adquira novos conhecimentos. Temos certeza que
esse projeto trará bons frutos”, revelou.
Para estimular ainda
mais os pequenos leitores, foi idealizado pela professora Larissa
Estevam um “Leitometro”, que é preenchido manualmente pelos alunos, após
o término de cada livro. A estratégia consegue medir quantos livros por
mês cada aluno tem lido, além de monitorar o nível de leitura de
maneira individual e coletiva.
"A leitura não é obrigatória. O
aluno tem toda a liberdade de escolher o que quer ler e eles estão
desenvolvendo o gosto, a partir do que acham interessante”, explicou.
Ainda
segundo a professora, existe um segundo momento no qual os alunos
escolhem um livro e levam para casa, dando o retorno da sua leitura
através de um diário que foi confeccionado junto à turma.
“No
início alguns alunos levavam os livros, mas não liam e com o “Pare e
Leia” todos estão se esforçando para preencher seus diários de leitura.
Tivemos um crescimento muito grande de leitores aqui na escola, todos
melhoraram muito na fluência da leitura”, ressaltou.