Estudantes da rede municipal de ensino de Viçosa, no Vale
do Paraíba, inseridos na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA),
participam do projeto “A arte de cultivar”. Por meio do cultivo de
hortas nas escolas, os alunos conhecem e analisam os diferentes
contextos em que a agricultura está inserida na sociedade, valorizando a
sustentabilidade e o consumo consciente.
Idealizadora do
projeto, a professora Maria Jenuzia Rodrigues Barros explica que a
iniciativa ocorre de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Os
protagonistas são os próprios alunos com suas vivências e história de
vida. Os professores atuam na estruturação e mediação dos conteúdos.
“Buscamos
valorizar o conhecimento de mundo dos alunos, pois a maioria possui
algum conhecimento sobre a agricultura; trabalham ou já trabalharam em
algum momento ou são filhos de agricultores”, explica a professora.
Ela
conta que a ideia surgiu no início do ano letivo, quando a coordenadora
da EJA, Sandra Silveira de Carvalho, fez uma reunião com os professores
para sugestão de projetos que estivessem dentro da realidade dos
alunos.
O cultivo é diverso. “Depende do espaço físico da escola,
algumas possuem uma pequena plantação de macaxeira, batata; outras
escolas fazem o cultivo do coentro, da cebolinha”, cita.
As
atividades contemplam as disciplinas de Ciências, Geografia, História e
História de Viçosa, permeando conteúdos como: tipos de solo, adubação e
conservação; relevo, fotossíntese, alimentos orgânicos e inorgânicos,
sustentabilidade, dentre outros.
“Contemplamos também a
disciplina de Língua Portuguesa, através do estudo de palavras centrais
de acordo com o conteúdo estudado para os alunos em alfabetização.
Recentemente foi estudado em sala ‘O Poeta da Roça’, de Patativa do
Assaré, e desde o final de maio estamos com o gênero textual ‘receitas
com as comidas típicas juninas’, onde o principal ingrediente é o milho,
muito produzido na região”, cita a Maria Jenuzia.
Para a professora, o projeto eleva o conhecimento e autoestima do aluno.
“Às
vezes, ele não está bem. Muitos chegam à escola cansados do trabalho e
levar para a sala de aula algo que eles conhecem, fazendo uma troca de
conhecimento, os fazem se sentir importantes, como de fato são”,
conclui.
Olericultura
Em parceria com o
Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), os estudantes da EJA de Viçosa
também participam do curso de olericultura, área da horticultura que
abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas,
raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de
plantas.
Os cursos foram direcionados às escolas Alegria e Esperança, da comunidade Cascuda, e Frei Damião, Assentamento Quinta da Serra.