O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas
(Procon/AL) divulgou nesta segunda-feira (2), pesquisa de preços
visando o Dia das Crianças, comemorado no próximo dia 12. O intuito do
levantamento – feito nos dias 25 e 26 – é orientar os pais dos pequenos
na hora da aquisição dos itens infantis, além de dar dicas para uma
compra mais consciente e segura.
O estudo foi realizado nas
principais lojas do centro comercial e shoppings da capital e analisou o
preço de artigos infantis, como bonecas, carros de controle remoto,
patinete, massa de modelar, entre outros brinquedos. O valor dos itens
varia entre R$2,99 e R$499,99. Em alguns casos, também foram pesquisados
aparelhos celulares e até produtos de maior valor, exigindo um pouco
mais de atenção dos pais na hora das escolhas.
Para o diretor
presidente do Procon/AL, Daniel Sampaio, é essencial que o consumidor
tenha acesso a essa pesquisa, pois ajuda a prevenir fraudes e orienta
acerca de melhores preços. “Nosso principal objetivo é defender e
proteger o consumidor contra danos, facilitando a informação sobre os
seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor”, disse.
Ele
ressalta que a pesquisa prévia por parte dos pais também é importante
para evitar gastos desnecessários, assim como a exigência da nota fiscal
para caso o produto apresente algum defeito, o consumidor tenha como
reivindicar seus direitos. A forma de pagamento antes de efetuar a
aquisição de um produto ou serviço também deve ser considerada. Em
alguns casos é mais vantajoso comprar à vista, uma vez que alguns
estabelecimentos oferecem descontos especiais para essa modalidade de
pagamento. “Caso opte pelo pagamento parcelado, fique atento aos juros
do cartão”.
Outro aspecto que os consumidores devem ficar atentos é
a faixa etária indicada dos brinquedos para evitar acidentes. As
informações da embalagem precisam estar descritas de forma clara e com
identificação do fabricante, eventuais riscos à criança e selo do
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Política de troca de produtos
Compra
física: nas compras realizadas presencialmente, os estabelecimentos só
são obrigados a realizar a troca do produto se o item apresentar algum
defeito. A loja deve também manter o cliente informado sobre a sua
política de troca.
Compra online: o consumidor pode desistir em
até 7 dias, a partir da efetuação do pedido ou recebimento do produto.
Não é obrigatório justificar o motivo do arrependimento. Compras online,
por telefone e em domicílio se encaixam nessa regra.
A pesquisa está disponível neste link.