A história do empreendedor Leandro Scalabrin, CEO da
startup Laços do Agro é muito parecida com a de milhões de brasileiros.
Ele veio do Rio Grande do Sul, e se estabeleceu em Realeza, no Paraná,
onde desde criança já ajudava os pais Dona Cleonice e seu Rodolfo, nos
trabalhos da plantação. A família de Leandro faz parte das estatísticas
de agricultura familiar, que absorve 77% dos estabelecimentos agrícolas
brasileiros, segundo o último censo agropecuário realizado pelo IBGE.
“Os
meus pais eram pessoas simples, vindas do campo, que sempre nos
incentivaram a estudarem e a aprenderem. Quando tive a oportunidade de
ir para a cidade em busca de estudos levei comigo as preocupações de
como vender a safra, colocar preço ou fazer o seu planejamento”, explica
Scalabrin. E assim foi, Leandro deixou a propriedade familiar para
buscar formação acadêmica e aplicá-la no campo. Como resultado de sua
caminhada, se tornou CEO das empresas JACAD e Matheus Soluções no setor
educacional, além da NeoCred no ramo financeiro. Não foi o suficiente, o
empreendedor teve uma nova ideia, criou a Laços do Agro, com o objetivo
de trazer mais tecnologia para os pequenos produtores, e expandir os
seus negócios.
A ideia
A ideia do negócio surgiu no Show
Rural Digital Coopavel em 2020 durante uma conversa com o SEBRAE e a
COPERFAM. “Discutimos as dificuldades enfrentadas pelas cooperativas
familiares na hora de planejar a comercialização dos produtos, devido à
falta de informações sobre suas culturas. Após realizar uma pesquisa de
mercado, fundamos a Startup, com o objetivo de resolver problemas
relacionados à organização do cronograma de produção das famílias
associadas e fornecer às cooperativas previsões de estoque com base nos
cultivos dos produtores”, explica Scalabrin.
O primeiro piloto
foi implementado na COPERFAM em maio de 2022 e a partir dali o
aplicativo estava pronto para ser lançado no mercado. Atualmente Laços
do Agro faz parcerias com a Prefeitura de Ponta Grossa, a Coperfam
Alimentos e a BioLabore. “A proposta foi criar algo simples de ser usado
e que entre outras coisas, facilitasse o acesso, unisse os produtores,
as cooperativas e técnicos em agricultura. A ideia é fortalecer o
ecossistema e organizar métodos mais tradicionais de gerenciar a venda
da produção”, lembra Leandro.
Para as cooperativas
Para as
cooperativas, a Laços do Agro permite a projeção de estoques futuros
com base nas culturas das famílias associadas. Ela também oferece
recursos para gerenciar contratos de vendas, acompanha cronogramas de
entrega e controla pagamentos. A plataforma oferece várias
possibilidades, como a de identificar produtos já comercializados, mas
sem produtores, permite aos agricultores interessados se manifestarem
para cultivá-los, melhora a eficiência, a transparência e a comunicação
entre os envolvidos.
Leandro conta que os trabalhadores podem
visualizar as suas datas de entrega planejadas, registrar cada etapa de
suas atividades de produção e notificar a cooperativa sobre qualquer
incidente que possam afetar os cronogramas. Fora isso, a plataforma
oferece aos produtos a facilidade de aceitar contratos de venda, com
todos os detalhes, como por exemplos as quantidades, datas e valores. O
CEO explica que pretende continuar auxiliando as famílias produtoras a
romperem as barreiras de suas produções usando a tecnologia. “A ideia é
trazer um novo pensamento para a agricultura familiar e os pequenos
produtores. Queremos proporcionar uma venda garantida, empoderar os
pequenos produtores e inseri-los em mercados maiores, demonstrando que
não é necessário ser gigante para ter mais segurança na lavoura”,
finaliza o CEO da startup.
