Investir na inovação é fator decisivo para consolidação das cooperativas no mercado - Foto: Reprodução
Uma pesquisa realizada pela Checon constatou que 84% das cooperativas
consideram a inovação essencial para o seu desenvolvimento no setor,
entre outros motivos para se manterem competitivas.
Junior
Borneli, fundador da StartSe e um dos autores de Organizações infinitas:
O segredo por trás das empresas conta que a cooperativa precisa buscar
os sinais que o mercado dá em relação às mudanças. “Criar um radar de
observação faz com que a cooperativa antecipe os movimentos e entregue
ainda mais valor para os cooperados. Essa capacidade de reinvenção
constante, adesão de novas tecnologias, cultura de aprendizagem contínua
é um dos segredos das empresas, e cooperativas, que conseguem se manter
relevantes por muito tempo”, exemplifica Junior.
Preocupados com
o tema e a sua relevância, o Sistema OCB contratou a empresa, que
realizou 14 entrevistas com as lideranças dos sete ramos do
cooperativismo, em julho de 2020. No trabalho foram ouvidos 474
cooperados de todas as regiões do país, por meio de um método
quantitativo. Alguns dos objetivos do Checon era conhecer o cenário das
inovações no universo do cooperativismo, detectando os seus
planejamentos, as iniciativas, os projetos realizados, os desafios e as
expectativas. Embora considerem o tema fundamental, boa parte das
cooperativas acredita que, podem melhorar no quesito inovação e se
autoavaliaram com a nota 6.1. Vale lembrar, que segundo o Índice Global
de Inovação, o Brasil ocupava o 62 lugar no ranking mundial em 2020.
Aceleração da tecnologia e inovação
Nos
últimos anos, as tecnologias, inovações, inteligências artificiais e
metaversos, têm sido inseridos aos projetos das cooperativas com mais
ênfase. Para se ter uma ideia, 47% delas relatou ter acelerado os seus
projetos de inovações e 22% começaram a inovar dentro do novo contexto.
Na pesquisa da Checon, alguns dados importantes foram destacados, como
64% das cooperativas inovaram no atendimento ao cliente, 60% no
marketing e na comunicação externa, 53% em tecnologia e 45% na parte
comercial. Outra informação é que 77% dos entrevistados consideram
essencial o papel das lideranças em relação as inovações. Esses
demonstrativos apontam, que as cooperativas não são apenas abertas ao
assunto, mas o tem aplicado em seus cotidianos.
Programas e cursos
Dispostos
a auxiliar as organizações, o Sistema OCB lançou em 2020 os Programas
de Formação de Agentes de Inovação, Conexão com Startups e a Semana
Coop. Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB, explica que
conhecer seus mercados de atuação, suas necessidades e tendências é
essencial para conceber novos produtos, serviços e agregar diferenciais
ao mercado. “É necessário aliar tudo isso às suas peculiaridades,
características, criando um ambiente favorável às novas ideias,
pesquisas e experimentações em processos produtivos, de comercialização,
de atendimento e relacionamento com seus públicos. Vale ressaltar, que a
intercooperação é uma grande aliada na criação de novos modelos de
oferta e entrega de valor aos clientes”, lembra Lopes.
Consciente
da necessidade de inovar algumas cooperativas tem investido nas
transformações e na criatividade em seus atendimentos aos clientes,
associados e colaboradores. Sherlei Zucchetti, 47 anos, administrador,
da Sicredi Caminho das Águas lembra que há pouco mais de um ano,
estruturam o laboratório interno de inovação para avançaram no tema. “Em
pouco tempo, tivemos bons avanços, sendo mais flexíveis, criativos e
inovadores. Temos o desafio de sermos ainda mais horizontais, pois
acreditamos que uma maior diversidade é fundamental para encontrarmos
soluções melhores”, indica. Ele acredita que uma cooperativa é uma
sociedade de pessoa, cuja essência de sua existência é o atendimento das
necessidades de seus associados, contribuindo para o desenvolvimento e
fortalecimento de suas atividades.
Prêmios e iniciativas
No case Theo, a inteligência artificial tornou os atendimentos mais eficientes, inclusive após o ingresso de mais associados. O projeto nasceu em 2018 e se estendeu a todos os produtos, serviços, em chamadas tanto internacionais quanto transacionais. O resultado foram as 50% das chamadas recebidas solucionadas por inteligência artificial. Alceu Meinen, superintendente de Relacionamento e IA do Sicredi, contou que a cooperativa bem investindo em inovação para reforçar o compromisso em melhorar os relacionamentos e solucionar os problemas com os associados e os colaboradores. “Procuramos qualifica a experiência com a marca, tanto no físico, quanto nas possibilidades de autoatendimento no digital, de forma fluída e simples”, finaliza Alceu.