Gabriel Cedrim, da ABIH/AL, Marcus Batalha, da Abrasel/AL), Eduardo Monteiro, titular da Semtur, e o chef Roberto Macias participam da BTL - Foto: Ascom Semtur
Mais uma vez, a Prefeitura de Maceió, através da Secretaria Municipal
de Turismo (Semtur), promove a capital alagoana em grande um evento
internacional do setor turístico. Trata-se da Bolsa de Turismo de Lisboa
(BTL), um dos maiores eventos do segmento em Portugal e um dos mais
importantes da Europa.
O evento, que começou na quarta-feira (28)
e se estende até o dia 3 de março, reúne milhares de visitantes de
diversos destinos nacionais e internacionais e tem uma expectativa de
público de 63 mil pessoas, entre empresários, profissionais do setor e
jornalistas especializados, além de operadores turísticos como agentes
de viagens, representantes de redes hoteleiras, companhias aéreas,
destinos turísticos, receptivos, empresas de tecnologia e outras
entidades do trade turístico mundial.
Apostando na ampliação e no
fortalecimento da cadeia produtiva do turismo em Maceió, que é um dos
destaques no calendário 2023/2024, a Semtur levou Maceió à BTL com o
objetivo de atrair mais visitantes. “Com certeza, uma excelente
oportunidade para atrair, ainda mais, os olhares do mundo e turistas
estrangeiros para o nosso destino. Serão estabelecidos contatos
comerciais internacionais, aprendendo sobre as últimas tendências do
setor e fortalecendo a indústria do turismo, gerando oportunidades de
negócios significativos para a nossa capital”, explica o secretário de
Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro.
Além da exposição principal, a BTL inclui eventos paralelos, como
concursos de turismo, apresentações culturais, degustações de comida e
bebida, e atividades promocionais organizadas por destinos turísticos
específicos. Este ano, o chef maceioense Roberto Macias, em parceria com
a (ABRASEL/AL), estará representando a gastronomia de Maceió no
Cookshow, com um prato típico regional, que será servido nesta
quinta-feira (29), durante o evento.
Além disso, a Semtur levou
para a BTL três cadeiras gigantes, que estão se movimentando pelos
principais espaços do evento, inclusive na entrada principal do pavilhão
internacional. Em um telão, são exibidos vídeos mostrando os encantos
da gastronomia, artesanato, cultura e belezas naturais de Maceió, uma
estratégia que já vinha sendo colocada em prática em diversos eventos,
de forma assertiva, pela gestão do prefeito JHC.
Maceió conta com
um espaço no estande da Embratur, onde ganha ainda mais visibilidade, o
que contribui com o objetivo de manter o destaque do destino no mercado
português e mundial. São mais de sessenta países participantes, além
dos destinos brasileiros que também presentes. “Nosso principal objetivo
é mostrar que estamos cada vez mais preparados para receber turistas de
qualquer parte do mundo, e das outras regiões do Brasil”, finaliza
Monteiro.