O estudo do revelou que a maioria das empresas alagoanas pesquisadas tem perfil ou página no Instagram, totalizando 64,4% dos entrevistados - Foto: Assessoria
O crescimento do comércio eletrônico possibilitou o surgimento de novas
alternativas para os micro e pequenos empreendedores impulsionarem seus
negócios, tendo em vista a praticidade das vendas on-line. Saber usar
estratégias de marketing digital e de coleta de dados nas mídias
sociais, tornou-se um diferencial das marcas para conquistar novos
clientes. Considerando esse cenário, um levantamento feito pelo Sebrae,
apontou dados relevantes sobre como os pequenos negócios alagoanos vêm
sendo inseridos no meio digital.
“A pesquisa nos fornece a base
necessária para aprimorar nossos produtos e soluções, visando satisfazer
os clientes que estão inseridos no mundo digital. O Sebrae Alagoas já
iniciou essa jornada e os dados de atendimentos realizados através de
canais digitais comprovam isso.”, afirmou a analista Geanne Silva.
O
estudo revelou que a maioria das empresas tem um perfil ou página no
Instagram, totalizando 64,4% dos entrevistados. O levantamento indica
ainda que aproximadamente 37,4% dos empresários usam propagandas pagas
nas plataformas digitais e redes sociais.
“A popularidade do
Instagram sugere que as redes sociais podem ser uma área de foco para
empresas que buscam expandir sua presença on-line”, destaca Geanne. Além
disso, quase metade dos empresários entrevistados (49,5%) usa a
ferramenta “WhatsApp for Business”. No entanto, apenas 16,6% acessam o
“Google Meu Negócio” e apenas 9,7% praticam automação de processos.
“Os
dados sugerem que, embora haja uma tendência positiva na adoção de
tecnologia e uma disposição para o aprendizado on-line, ainda há
oportunidades significativas para aumentar a conscientização e a adoção
de ferramentas específicas, como software de gestão, CRM, Google Meu
Negócio, automação de processos e marketing digital”, completa a
analista do Sebrae Alagoas.
Quando questionados sobre cursos
on-line, 47,9% afirmaram já ter feito uso desse tipo de capacitação;
34,4% já fizeram um curso do Sebrae pela internet, e a grande maioria,
mais especificamente 93,3%, considerou útil para sua formação
profissional.
O público-alvo da pesquisa são empreendedores MEI, ME e EPP. Foram analisados os setores: Comércio, Construção e Serviços.
“Quanto
mais nos apropriarmos de dados primários, conseguiremos fazer novos
produtos e criar novas estratégias. Entendendo que o nosso público
também é digital, vamos nos comunicar de uma forma mais assertiva e
conseguir direcionar melhor nossos conteúdos”, conclui Geanne Silva.