Para que um criador possa participar do sorteio ele precisa já estar produzindo - Foto: Assessoria
Com foco no aumento da produção leiteira, a Cooperativa Pindorama investe no melhoramento genético dos animais (novilhas) que chegam até os pequenos produtores de leite cooperados e da região por meio de sorteio realizado uma vez ao ano.
A iniciativa, que ocorre pela quinta vez, este ano, fez o sorteio de 127 animais que serão pagos pelo criador a cooperativa, a exemplo das edições anteriores, por meio do leite produzido, no período de dois anos.
Segundo Antonio de Oliveira, diretor Secretário de Pindorama, para que um criador possa participar do sorteio ele precisa já estar produzindo. “O pagamento pelo animal é feito com leite em 48 quinzenas. Em plena lactação cada animal desse chega a produzir, em média, 35 litros de leite por dia”, afirmou.
“Tínhamos uma produção pequena de leite e graça a alguns investimentos e incentivos como esse projeto da Pindorama a nossa realidade mudou. Pelo terceiro ano participamos dessa seleção. Ano passado, realizamos um torneio leiteiro e entre os animais tínhamos alguns vieram de Pindorama. Antes a produção diária era de 300 litros e agora 1.400 litros, incrementando a renda dos nossos agricultores. Só a renda do leite chega a injetar R$ 80 mil na comunidade. Mas a nossa meta é chagar a 2.500 até o fim do ano”, destacou Edson dos Santos, presidente da Associação Jenipapo, no município de Igreja Nova.