Site do Censo foi projetado em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados - Foto: Ascom Seplag
A partir desta segunda-feira (8), os servidores do Governo de Alagoas
estarão aptos a responder o Censo do Servidor, formulário elaborado pela
Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag),
através da Superintendência de Política de Gestão para Pessoas, que
possibilita o mapeamento do perfil dos colaboradores do estado para a
formulação de políticas públicas mais diversas e representativas.
O formulário estará disponível para preenchimento voluntário até outubro, através do link https://censo.seplag.al.gov.br/
e poderá ser respondido mediante a criação de um login e senha. Ao
ingressar na página, o servidor irá se deparar com uma série de 45
perguntas divididas nos seguintes 5 eixos: dados institucionais; atuação
profissional; diversidade e inclusão; saúde; desenvolvimento/contexto
familiar e geográfico. Com a conclusão do preenchimento, um comprovante
será emitido ao funcionário para o recebimento de um dia de folga como
gratificação.
"O Censo dos Servidores é um projeto fundamental
que amplia a capacidade do estado na formulação de políticas públicas
através de um diagnóstico detalhado sobre quem são esses servidores,
suas necessidades e como podemos garantir direitos para todos", destacou
a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Como
o formulário coleta dados sensíveis, o site do Censo foi projetado em
conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que certifica a
anonimização desses dados, que correspondem a identidade religiosa,
raça e orientação sexual. Dessa forma, evita-se a vinculação ao servidor
que emitiu as informações.
Pré-lançamento
O
Censo do Servidor será aplicado a cada dois anos, para possibilitar o
desenvolvimento e atualização das políticas públicas na área de gestão
de pessoas. E para iniciar o projeto, o formulário contou com um
pré-lançado entre os servidores da Seplag, que concluíram o
preenchimento no último dia 2, após o mês de sensibilização promovido
pela secretaria em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos
Direitos Humanos (Semudh) e a Secretaria de Estado da Cidadania e da
Pessoa com Deficiência (Secdef).
“Gostaria de agradecer a todos
os servidores que se fizeram presentes durante as ações de
conscientização e espero contar com cada um deles para que a gente
promova políticas públicas com efetividade e eficiência”, ressalta a
secretária especial de gestão e patrimônio, Karine Daniele da Silva.