Terceira edição do Explora lança três desafios e pretende chegar a todos os cantos do país - Foto: Reprodução
O Explora 2024, programa de inovação aberta da Hapvida NotreDame
Intermédica, pretende atrair startups de todo o Brasil com o objetivo de
encontrar soluções para problemas do ecossistema de saúde. Nesta
terceira edição, serão três desafios: automação de contratos, simulação
de práticas assistenciais e otimização de performance da farmácia
hospitalar.
As inscrições para o programa vão até o dia 12 de
julho e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/InscricaoExplora2024.
“É importante que se candidatem startups com um certo nível de
maturidade tecnológica e de negócio, com produtos minimamente validados,
já que existe possibilidade de contratação a partir de resultados
positivos e compatibilidade mútua”, destaca Ana Carolina Cândido, head
de Inovação Aberta da Hapvida NDI.
Para o vice-presidente de
Tecnologia e Inovação da Hapvida NDI, Kleber Linhares, esta é uma
oportunidade para que bons projetos tecnológicos no mercado sejam
colocados em prática na maior empresa de saúde da América Latina, com
quase 16 milhões de beneficiários.
“Escolhemos desafios que são
estratégicos para nossa companhia, para que possamos entregar a mais
alta qualidade assistencial aos nossos pacientes. Estamos de portas
abertas para criar conexões que nos permitam solucionar desafios
complexos por meio da tecnologia e da inovação”, afirma o executivo.
Explora
A
primeira edição do programa foi realizada em 2020 e reuniu 90
inscritos. Em 2023, foram 114 inscrições. Nas duas, foram postos cinco
desafios. Desta vez, a curadoria dos três temas foi feita a partir de
meses de levantamento com as vice-presidências da companhia. As escolhas
vieram dos setores de Operações, Logística e Jurídico.
Ana
Carolina Cândido espera atingir um montante ainda maior de inscrições
neste ano. “Tal como a empresa, queremos chegar a mais lugares,
incentivando e integrando o ecossistema de inovação do Brasil. A
expectativa é crescer em número de inscritos, mas também buscamos
qualidade”.
Uma das vencedoras da primeira edição do Explora foi a
Beehome, que propôs a criação de uma rede social corporativa. Ela está
em funcionamento para todos os colaboradores da Hapvida NDI e foi
apelidada de “Nossa Gente”.
“A Hapvida NDI é uma das maiores
empresas do Brasil em todos os segmentos. É uma referência nacional. Ter
sido a escolhida na concorrência, entregar o projeto e vê-lo implantado
com sucesso trouxe, além de visibilidade, ainda mais credibilidade para
a plataforma. Hoje, ainda seguimos colhendo frutos da parceria:
empresas do mesmo porte se sentem seguras em contratar o Beehome”,
afirma o CEO da empresa, Erik Ramalho.
A fase de pilotos dura
cerca de três meses. As startups escolhidas recebem até R$ 30 mil para
arcar com os custos. “A jornada é rápida e exige bastante da startup,
por isso ela precisa de robustez tecnológica e que a solução esteja
pronta, para que a gente consiga conectar com a realidade da nossa
empresa, que tem cerca de 68 mil colaboradores”, explica a head de
Inovação Aberta.
Para outras informações sobre o programa Explora, acesse o link: https://www2.gndi.com.br/web/landingpage/explora.