
O estado de Alagoas atraiu 314 mil viagens domésticas em
2023. O número é 35% maior do que o registrado em 2021, ano da última
pesquisa, quando 232 mil turistas escolheram destinos alagoanos. Os
dados são do módulo de Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de
Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro
de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério do
Turismo.
A média de gasto desses visitantes foi de R$ 3.704 por
pernoite, contribuindo com cerca de R$ 1.1 milhão para a economia
estadual, fortalecendo o setor e promovendo a geração de emprego e
renda. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca que a atividade
turística está em plena ascensão no país.
“Esses números só
confirmam a potência do turismo brasileiro! Estamos no caminho certo e
vamos continuar trabalhando com o Programa Conheça o Brasil, ampliando a
conectividade aérea, facilitando o acesso a crédito para a compra de
passagens e pacotes turísticos e estimulando o turismo cívico. Tudo isso
para incentivar que o brasileiro visite o seu país”, enfatiza Sabino.
A
maioria (32,9%) declarou ter viajado para municípios de Alagoas a
lazer. Visitas a familiares ou eventos reunindo amigos atraíram 27,5%
dos viajantes, enquanto 27% foram motivados por tratamento de saúde ou
consultas médicas. Outros motivos representaram 12,6% das viagens no
estado no ano passado.
DADOS REGIONAIS
O
Sudeste concentrou a maioria das viagens, com 8,8 milhões, seguido pelo
Nordeste, com 5,1 milhões de deslocamentos. Para os destinos do Sul
foram 3,5 milhões; para o Centro-Oeste, 1,5 milhões; e para o Norte, 1,3
milhões de viagens em 2023.
DADOS NACIONAIS
O
levantamento aponta a realização de 21,1 milhões de viagens pelos
brasileiros em 2023, número 71,5% maior do que o observado em 2021 (12,3
milhões). A grande maioria (97%) escolheu destinos nacionais, injetando
R$ 21 bilhões na economia do Brasil.
A maior parte das viagens
foi motivada por questões pessoais (85,7%), sendo o lazer a principal
razão (38,7%), seguido por visitas a familiares ou eventos reunindo
amigos (33,1%). Entre os que viajaram por motivos profissionais (14,3%),
a maioria - 82,4% - se deslocou a negócios ou a trabalho. Para 11,6%, o
objetivo foi participar de eventos ou cursos de desenvolvimento
profissional.
Entre os que buscaram lazer em 2023, quase metade
(46,2%) preferiu destinos de sol e praia, enquanto 22% procuraram
natureza, ecoturismo ou aventura. O segmento de cultura e gastronomia
surpreendeu, registrando a preferência de 21,5% dos viajantes, um
aumento em relação a 2021, quando foi a escolha de 16% dos turistas.
A PESQUISA
O módulo de Turismo da PNAD Contínua tem como objetivo quantificar os fluxos de viagens nacionais. Os dados abrangem o percentual de domicílios com ocorrência de deslocamentos por seus moradores, o número de viagens realizadas pelos residentes e suas características, como motivação, destinos, meios de transporte e despesas médias. Há informações relativas ao Brasil como um todo, grandes regiões e unidades da Federação.