
Pela primeira vez, o Brasil foi escolhido como país
parceiro da FITUR, feira de turismo mais relevante da Espanha e uma das
mais influentes do mundo. Na edição 2025, que acontecerá entre 22 e 26
de janeiro, o Brasil vai apresentar sua estratégia dirigida ao setor do
turismo, focada no fortalecimento dos mercados espanhol e europeu.
Durante
o evento, a Embratur vai focar na comunicação visual da feira e das
campanhas publicitárias distribuídas por Madri, apresentando uma agenda
focada na geração de negócios e na sustentabilidade. Como país parceiro,
o Brasil não só amplia sua presença no turismo global, como reforça o
sucesso da sua estratégia promocional em mercados-chave, como a própria
Espanha.
“Essa conquista é resultado do trabalho comprometido da
Embratur na gestão do presidente Lula. Aproveitaremos este prestigioso
espaço para destacar nossa diversidade e posicionar o Brasil como líder
no turismo global. Convidamos profissionais para visitar nosso pavilhão,
pensado para gerar negócios, fortalecer alianças estratégicas e mostrar
os pontos fortes do nosso mercado”, destacou o presidente da Embratur,
Marcelo Freixo.
Oportunidade
O evento será uma oportunidade para o setor de turismo participar de
iniciativas como os lançamentos de uma campanha publicitária dirigida à
Europa, uma plataforma de formação contínua sobre o Brasil e os novos
acordos estratégicos com organizações internacionais.
O pavilhão
brasileiro na FITUR 2025 será um dos principais pontos de atração,
oferecendo experiências imersivas, apresentações culturais e encontros
de negócios destinados a incentivar investimentos e colaborações.
Além
disso, o Brasil mostrará sua diversidade turística, reunindo destinos
de todas as suas regiões, companhias aéreas, operadoras e redes
hoteleiras comprometidas com a inovação e a excelência.
A
seleção dos coexpositores terá como foco a promoção de destinos
qualificados e variados, consolidando o país como um destino de renome
mundial. O objetivo é diversificar a oferta turística, aumentar o tempo
de permanência dos visitantes e maximizar os gastos dos turistas
internacionais.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, “ser o
país convidado na FITUR é uma conquista extraordinária.” “Fechamos um
ano recorde para o turismo brasileiro e 2025 promete superar nossas
expectativas, tanto em resultados quanto em visibilidade global. A FITUR
será a nossa vitrine para destacar o potencial do país, principalmente
em um ano em que também sediaremos a COP30 e o BRICS”, completou.
O
embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Ribeiro, destaca que o Brasil e
a Espanha são países aliados que mantêm uma cooperação tradicional e
multifacetada. “No setor de turismo, temos trabalhado para estreitar
nossos laços com o objetivo de aliar o potencial brasileiro à
experiência espanhola. Além de ser uma importante fonte de turistas, a
Espanha deve ser considerada um parceiro estratégico, uma fonte
fundamental de investimentos para o setor turístico nacional e um país
com vasta experiência nesta área”, afirmou.
Crescimento do turismo internacional no Brasil
O Brasil implementou uma estratégia de promoção internacional baseada
em dados e segmentação de mercado, obtendo resultados notáveis. Em
2024, o turismo internacional cresceu 13%, com cerca de 5,4 milhões de
turistas estrangeiros até outubro, dos quais quase 20% eram europeus,
ultrapassando o número de um milhão de visitantes.
O país espera
fechar o ano com um recorde de 7 milhões de turistas internacionais,
impulsionado pela melhoria da conectividade e pela promoção segmentada
que reforça o seu posicionamento em mercados prioritários.
Sobre a FITUR
A FITUR é a principal plataforma de promoção turística de Espanha e
uma das mais influentes a nível mundial, destacando-se pela sua
capacidade de gerar oportunidades de negócio. A participação do Brasil
fortalecerá a sua posição no mercado espanhol e permitirá o lançamento
de novas iniciativas e alianças estratégicas com os principais players
do setor.
Sendo um dos maiores encontros do setor, a FITUR reúne
profissionais e visitantes de todo o mundo, consolidando-se como uma
oportunidade única para o Brasil ampliar sua presença no cenário
internacional.