O Dia dos Pais vai movimentar R$ 30,3 milhões em Maceió, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Fercomércio de Alagoas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (31).
Segundo a entidade, a Pesquisa de Intenção de Compras apresentou queda na projeção do volume financeiro este ano, em comparação com 2019, ano em que o valor estimado chegou a R$ 40,7 milhões (uma redução de 25,5%).
Em compração às pesquisas de 2021 e 2022, a pesquisa registrou uma redução de 8,7%.
Ainda de acordo com o instituto, a queda registrada pela pesquisa pode ter sido motivada pelo alto nível de endividamento das famílias, a inflação persistente e a consequente queda do poder de compra, que têm levado os consumidores a priorizar gastos essenciais e a reduzir o consumo em datas sazonais.
Outro ponto que influencia a queda no volume a ser injetado pela data é cultural: os presentes tradicionalmente ofertados no Dia dos Pais, como roupas, calçados e acessórios, possuem, em geral, menor valor agregado quando comparados aos presentes do Dia das Mães, que costumam envolver itens de maior custo, a exemplo dos eletrodomésticos, eletrônicos ou produtos de beleza.
Embora Maceió
concentre boa parte do comércio formal, o enfraquecimento da demanda em
municípios do interior afeta indiretamente a capital, contribuindo para
o desaquecimento das vendas nesse período, o qual se insere o Dia dos
Pais
Preferências dos consumidores
Segundo
a pesquisa do Instituto Fecomércio, dos 36% dos entrevistados que não
pretendem presentear, 66,3% não têm a quem dar; 15,47% não costumam dar
presentes; 9,39% comemoram de outra forma; 4,42% estão endividados;
2,76% ficaram mais cautelosos; e 1,66% estão desempregados.
Já
entre os que pretendem comprar para a data (64%), 75,16% irão adquirir
um presente; 20,5% comprarão dois; e 4% gastarão com três. Em relação
aos valores, 22,88% investirão entre R$ 51 e R$ 100; 29,15% pagarão de
R$ 101 a R$ 150; e 20,38% desembolsarão de R$ 151 a R$ 200.
Com
52,6% da preferência, os itens de vestuário serão os mais procurados,
mas com perfumes (16,16%), calçados (10,96%), relógio e/ou pulseiras
(7,12%), carteiras e cintos (5,75%), eletrônicos como televisores,
tablets e videogames (2,19%) e livros (0,55%), entre outros, estarão na
lista dos presentes. O pagamento via cartão de crédito será a escolha da
maioria dos consumidores, sendo 29,94% parcelado; 23,45% no débito e
9,32% no rotativo. Pix (29,38%) e dinheiro (7,63%) também serão
utilizados.
Os shoppings (42,74%) e o centro (37,04%) serão os
locais mais procurados, seguidos pelo e-commerce (13,68%) e lojas de
bairro e galerias (5,98%). A qualidade dos produtos (33,88%), promoções
(23,63%) e os preços (21,79%) serão os principais motivos que os
consumidores levarão em conta para entrar numa loja.
Em relação
às comemorações, a maioria buscará os ambientes familiares, como a casa
dos pais (35,64%), em casa (29,09%), casa de parentes (2,91%) e casa de
amigos (1,09%). Para quem pretende sair para celebrar, os restaurantes
(23,64%), clubes e praias (4,36%), shoppings (1,82%) e viagem (1,45%).
*Com Instituto Fercomércio