Com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho, do senador Renan Calheiros, do governador Paulo Dantas e do deputado federal Daniel Barbosa, o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, anunciou nesta segunda-feira (7) o início das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que marcará uma nova era no transporte urbano do município.
“Recuperamos a linha férrea com a nossa Ciclovia do Trabalhador e estamos muito felizes com essa iniciativa do Ministério dos Transportes. O VLT vai transformar a matriz de transporte em Arapiraca, beneficiando trabalhadores, estudantes e toda a população”, afirmou o prefeito.
O projeto prevê investimento de R$ 200 milhões e trens com capacidade para até 400 passageiros por viagem. A linha terá 13 quilômetros de extensão, ligando a estação João Paulo II ao campus da Ufal, no bairro Bom Sucesso. O trajeto atenderá diretamente 18 bairros e povoados da cidade.
Segundo o ministro Renan Filho, as obras vão começar pelas áreas onde a ciclovia ainda não foi implantada, o que deve dar mais agilidade ao cronograma. “Será um dos projetos mais bonitos do Brasil”, disse ele.
Do total da linha, 9 km aproveitarão a ferrovia já existente, enquanto 4 km serão construídos entre o Centro Administrativo Municipal e o campus da Ufal, em Bonsucesso.