O controle de uma ilha submersa, em terras raras, foi reivindicado pelo Brasil à Organização das Nações Unidas (ONU). Conhecida como Elevação do Rio Grande, a área está localizada a mais de 1.200 quilômetros da costa, em pleno Oceano Atlântico, e é rica em minerais estratégicos usados em tecnologias. A exploração desses recursos ganhou atenção em meio às discussões sobre as tarifas impostas pelo governo americano.
Especialistas explicam que os metais encontrados na região têm grande valor e podem influenciar o comércio. De acordo com o geólogo e pesquisador da USP, Luigi Jovane, “essas crostas têm uma concentração altíssima desses elementos, mais que qualquer solo continental. São praticamente pequenas bombas de energia”.
A ínsula tem cerca de 500 mil quilômetros quadrados e o seu tamanho pode ser comparado ao da Espanha. A formação está situada três vezes além da zona econômica exclusiva do Brasil, que se estende por 370 quilômetros a partir da costa. Atualmente, o território não pertence a nenhum país.
Redação CPAD News / Com informações SBT News