População da Faixa de Gaza enfrenta grave cenário de fome O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas calcula que seriam necessárias mais de 62 mil toneladas de alimentos por mês para atender os 2,1 milhões de habitantes do território palestino Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News29 de julho de 20252 minutos lidos

                                                                   Foto ilustrativa: pixabay 

Nesta terça-feira (29), o Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas comparou a situação atual na Faixa de Gaza às grandes fomes do século XX, como as da Etiópia e de Biafra. Apesar da declaração sobre a crise humanitária no território, Israel segue resistente contra um cessar-fogo na região.

Segundo o diretor de emergências do PAM, Ross Smith, um terço da população não come há vários dias. A organização alertou que cerca de 470 mil pessoas vivem em condições próximas da fome. A organização calcula que seriam necessárias mais de 62 mil toneladas de alimentos por mês para atender os 2,1 milhões de habitantes do território palestino.

A entidade insiste que um cessar-fogo é a única forma de garantir o fornecimento contínuo e seguro de ajuda essencial à população. O relatório do IPC classificou a situação atual como “o pior cenário de fome já está em andamento na Faixa de Gaza”. O documento, elaborado por diversas ONG´s e agências da ONU, alerta que os lançamentos aéreos de alimentos – autorizados por Israel – são insuficientes.

Nesta terça-feira (29), o ministro israelense das Relações Exteriores, Gideon Saar, rejeitou a pressão internacional por um cessar-fogo em Gaza. Ele classificou a mobilização global como uma “campanha tendenciosa” em favor da criação de um Estado palestino e afirmou que encerrar o conflito enquanto o Hamas estiver no poder e mantiver reféns seria uma tragédia para ambos os lados.

No entanto, Israel reconhece que a maioria da população apoia um plano de libertação dos reféns.

 

Redação CPAD News / Com informações RFI


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem