“Nossa Coopaíba continua viva e Antonino continua presidente até 2029”. A frase é de Antonino Cardozo, em vídeo publicado nas redes sociais nesta quinta-feira (31).
O registro foi uma resposta às acusações de misoginia que o dirigente da Coopaíba Agricultura Familiar sofreu por parte da advogada Isabele Calumby durante assembleia da cooperativa Coopaíba Agroindustrial, ocorrida em Aracaju, Sergipe. O caso também foi repercutido nas redes sociais.
“Tenho sido vítima de falsidade e traição. Historicamente, todos que estiveram ao meu lado foram beneficiados com esse projeto e, acima de tudo, melhoraram as suas condições de vida. Mas, ontem, eu recebi o troco que foi uma traição desmedida daqueles que historicamente caminharam comigo”, afirmou Antonino.
O presidente reeleito da Coopaíba Agricultura Familiar, Antonino Cardozo, conta que acionou seu time jurídico e enviou o vídeo das acusações na íntegra para a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB – Alagoas), sem cortes, como vem sendo repercutido.
“Não tenho preocupação com isso, porque a história mostra o lugar dessas pessoas. Queria aqui também reafirmar o meu compromisso com as mulheres. A doutora Isabelle Calumby me fez uma acusação ontem que ela vai ter que provar. E fake news é crime. Mentira é crime. Já encaminhei um vídeo completo para a OAB e já acionei o meu jurídico para que ela possa responder, diante do tribunal, as inverdades que inventaram ontem”, declarou.
Por fim, Antonino reafirma o seu compromisso com as mulheres cooperadas.
“Meu compromisso é com as mulheres e por isso que tenho orgulho do trabalho que fiz nessa cidade. Tem a Sabor Artesanal, a Super Bonita, a Alecons, o Sindicato Rural, o Banco Comunitário da Gente, a nossa Coopaíba Diesel e a nossa querida e amada Coopaíba Agricultura Familiar. Todas essas, da porta de entrada, da porta de saída, você vai encontrar uma mulher para lhe dar um abraço, porque Antônio trabalha, acima de tudo, para gerar oportunidades”, destacou.
A diretoria da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes-AL), da qual Antonino Cardozo também é presidente, declara que “estranha que a OAB tenha sido provocada por tais acusações, inclusive porque existem questões políticas e partidárias que envolvem os personagens todos em uma disputa eleitoral recente em Piaçabuçu. Algumas dessas acusações podem ser uma reação a candidatura de Antonino Cardozo à prefeito de Piaçabuçu. Além disso, existe a suspeita de envolvimento de figuras políticas da cidade tentando interferir no destino da cooperativa Coopaíba Agricultura Familiar, fundada por Antonino que, como criador e sócio, se sentiu traído e foi atrás de seus direitos , que foram visivelmente restringidos durante a assembleia”.
O trabalho de Antonino para a Coopaíba Agricultura Familiar se estende a todo o estado de Alagoas através da Unicafes-AL, como mostra estudo realizado pelo Sistema Unicafes – Nacional em parceria com o TRIAS – Brasil. A pesquisa, realizada em 2025 – ano da gestão de Antonino – mostra que 100% das cooperativas associadas à Unicafes-AL, incluindo a Coopaíba, adotam projetos de inclusão para mulheres.Antonino está questionando judicialmente as decisões tomadas acerca do caso e “espera que a justiça seja feita”.
O dirigente pede, ainda, que mulheres que se sentiram impactadas por todo o trabalho feito ao longo de sua gestão compartilhem suas experiências. “Se você se sente assim, impactada com o trabalho que a gente vem fazendo, me manda um vídeo seu, me colocando, inclusive, o meu papel na sua vida, para que a gente possa divulgar cada vez mais a verdade. Vamos combater fake news com a verdade”, declarou.