Talibã liberta casal britânico idoso no Afeganistão Eles haviam sido detidos, juntamente com outras duas pessoas no dia 1º de fevereiro Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News19 de setembro de 20252 minutos lidos

                                                              Foto: divulgação/Arquivo Pessoal 

 

Após meses de negociações, o casal britânico Barbie e Peter Reynolds, de 76 e 80 anos, respectivamente, foi libertado pelo Ministério do Interior do Talibã e levado para Doha, no Catar, nesta sexta-feira (19). Eles haviam sido detidos, juntamente com outras duas pessoas no dia 1º de fevereiro no Afeganistão.

Na ocasião, a família dos idosos manifestou sérias preocupações quanto à saúde deles e a capacidade deles de sobreviverem sob custódia daquele grupo. De acordo com a rede britânica BBC, o casal trabalhava em uma ONG e conduzia projetos em escolas na província de Bamiyan. Eles foram presos após usarem um avião sem informar as autoridades locais. Eles estavam no país asiático e resolveram permanecer na região mesmo após a tomada de poder pelo Talibã, em 2021.

Segundo uma autoridade não identificada, “durante os oito meses de detenção, em grande parte mantidos separados, a embaixada do Catar em Cabul ofereceu apoio essencial, incluindo acesso ao médico, entrega de medicamentos e comunicação regular com a família”.

O casal passará por exames médicos no Catar antes de retornarem ao Reino Unido, que desaconselha seus cidadãos a viajarem ao Afeganistão, alertando para os riscos de detenção.

 

Redação CPAD News / Com informações G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem