Um dos tufões considerados mais intensos na Ásia, chegou ao norte das Filipinas na segunda-feira (22), e se encaminha para China nesta terça (23). A estimativa é que o Tufão Ragasa atinja a costa de Guangdong do meio-dia desta terça-feira (no horário de Brasília) até o final da quarta-feira (24).
Segundo o observatório de Hong Kong, o ciclone tropical com ventos com força de furacão de até 220 km/h, representa uma “grave ameaça à costa de Guangdong”.
Como medida preventiva, as autoridades pediram à população que ficasse em casa, e cerca de 400 mil moradores de áreas na rota do tufão receberam ordem do governo chinês para que deixem suas casas, conforme informações da agência de notícias oficial Xinhua, nesta terça.
A companhia aérea Qantas Airways informou que o aeroporto Internacional de Hong Kong suspenderá todos os voos de passageiros por 36 horas, ficando fechado das 20h de 23 de setembro até as 8h de 25 de setembro, pelo horário local. A medida acarreta no cancelamento de cerca de 500 voos.
“Devido às condições meteorológicas adversas, os passageiros são aconselhados a contactar a companhia aérea para obter as últimas informações sobre os voos ou a consultar o site do aeroporto antes de partirem” diz mensagem no site do aeroporto.
Pr. Olinto de Oliveira, que atua há mais de 40 anos na disseminação do Evangelho na Ásia, principalmente no sudeste da China, enviou ao CPAD News uma mensagem relatando a situação na região de Macau, e pediu por oração.
“A preparação da cidade está frenética, e há um medo geral, porque esse último tufão conhecido como tufão rato, que veio há alguns anos atrás, causou danos e mortes de uma forma que nunca tinha sido vista. Este agora, segundo a meteorologia informa, será igual ou pior”, disse o missionário, que afirmou que a previsão é que o ciclone tropical alcance a região nesta terça-feira a noite (no horário local, manhã no Brasil).
“Pedimos a todos vocês que orem por nós, por que quando o tufão passa, ele faz um estrago tremendo. E apesar dos prédios serem preparados, janelas são estilhaçadas, a chuva é muito forte, há inundações, uma série de problemas. Meu irmão, minha irmã, contamos com as vossas orações”, intercede Olinto.
Redação CPAD News/ Com informações CNN Brasil, G1 e EuroNews