“Botão de contestação”: Novo recurso do Pix em casos de fraude, golpe ou coerção Recurso será exclusivo para casos de fraude, golpe ou coerção Redação CPAD NewsDe Redação CPAD News1 de outubro de 20251 leitura mínima

                                                           Foto: reprodução 

O Banco Central anunciou que os usuários do Pix passarão a contar com um novo recurso a partir desta quarta-feira (1º). O “botão de contestação” permitirá  acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED) em casos de fraude, golpe ou coerção. O novo sistema poderá ser acessado pelo aplicativo da instituição financeira onde o cliente possui conta.

De acordo com o Banco Central, a meta é agilizar o bloqueio de recursos em contas de golpistas e facilitar a contestação de transações suspeitas, sem necessidade de atendimento humano. A instituição destacou que o recurso não poderá ser usado para desacordos comerciais, arrependimento de compras ou erros de envio, como digitar a chave Pix incorretamente.

Outra novidade é a ampliação do bloqueio cautelar, que agora atenderá também a empresas. Os casos de suspeita de fraude deverão seguir critérios mínimos e objetivos, definidos em conjunto pelo Grupo Estratégico de Segurança do Pix. O Banco Central também determinou que instituições que incluírem clientes em listas de fraude não poderão autorizar novas chaves Pix.

 

Redação CPAD News / Com informações SBT News


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem