As escavações arqueológicas na cidade de Gotemburgo, Suécia, revelaram novas informações sobre Nya Lodose, a cidade do século XVI que existia no local antes da fundação da Gotemburgo moderna, escreve a revista Archaeology News.
A revista sublinha que a pesquisa revelou vestígios de fortificações, construções e terrenos cultivados que datam do final de 1400 até ao abandono de Nya Lodose, em 1624.
"Por volta de 1530, uma muralha de terra e um fosso foram construídos ao longo da fronteira sul, delimitando um novo perímetro defensivo de Nya Lodose. Onde a rua principal da cidade cruzava essa fronteira, foi construído um portão pavimentado com pedras — o portão sul — provavelmente servindo como entrada e ponto de controle. As escavações revelaram fundações de madeira, paliçadas e reforços ao redor do portão, junto com uma estrutura próxima que pode ter servido como casa de cobrança de pedágio", ressalta a publicação.
Segundo a matéria, dentro da fortificação, arqueólogos descobriram casas modestas e áreas de cultivo organizadas.
Este espaço semirrural contrastava com a parte norte densamente construída da cidade, refletindo uma combinação de vida urbana e agrícola.
Conforme especifica o artigo, os artefatos como cerâmicas, moedas, vidro e ferramentas ilustram as rotinas diárias e o comércio local, enquanto objetos devocionais revelam crenças da comunidade.
Após um período de abandono e reconstrução, a cidade passou por diferentes fases de renovação antes que sua população fosse realocada para outro local, encerrando sua vida urbana.
Depois do abandono, continua a revista, a área voltou à agricultura e, com o tempo, as fortificações foram cobertas, dando lugar, séculos depois, a uma zona industrial.
Assim, finaliza a publicação, apesar do desenvolvimento moderno
intenso, camadas arqueológicas foram preservadas, permitindo a
reconstrução da paisagem urbana histórica.

