TRE-AL marca julgamento que pode cassar mandato do deputado federal Paulão Sessão está prevista para segunda-feira (10) e pode alterar composição da bancada alagoana na Câmara Por Redação 06/11/2025 16h04 - Atualizado em 06/11/2025 17h05

TRE-AL marca julgamento que pode cassar mandato do deputado federal Paulão - Foto: Mário Agra/                                                                                Câmara dos Deputados

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) marcou para a próxima segunda-feira, 10 de novembro, às 14h, o julgamento de uma ação que pode resultar na cassação do mandato do deputado federal Paulão (PT-AL). O processo, que corre em segredo de Justiça, foi movido pelo Partido Republicanos e tem como foco a anulação dos votos do candidato João Catunda (PP), derrotado nas eleições de 2022.

Caso o pedido seja aceito, haverá uma recontagem que pode beneficiar o ex-candidato Nivaldo Albuquerque (Republicanos), filho do deputado estadual Antônio Albuquerque. Paulão foi o sexto mais votado no estado, com quase 66 mil votos, e corre o risco de perder a vaga.

A possibilidade de cassação tem gerado críticas de setores da sociedade, especialmente da área da Educação. Segundo o Sinteal, sindicato dos trabalhadores da rede pública, Paulão é o parlamentar alagoano que mais destinou emendas para o setor.

A bancada do PT na Câmara dos Deputados classificou o processo como uma tentativa de golpe contra a representação popular. Aliados do deputado afirmam que a ação tem como único objetivo prejudicar um mandato legitimamente conquistado nas urnas.

Na última sessão do TRE, a Corte aceitou o pedido da defesa para incluir Paulão como assistente passivo no processo, permitindo que ele acompanhe os desdobramentos. Até então, o parlamentar não havia sido informado oficialmente sobre a ação.

Em declaração nesta quinta-feira (6), Paulão disse que vai ao julgamento com tranquilidade e confiante de que prevalecerá o bom direito. Ele criticou a forma como a ação foi construída, afirmando que o objetivo é atingir seu mandato por vias indiretas.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem