Associação dos Criadores de Alagoas faz balanço positivo de ações do setor pecuário em AL Temporada 2025 contou com a realização de três grandes exposições agropecuárias Por BCCOM Comunicação 23/12/2025 19h07

Presidente da entidade, Domício Silva, que destacou avanços estruturantes para a pecuária alagoana -                                                                             Foto: BCCOM Comunicação

A Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), entidade responsável pela promoção das principais exposições agropecuárias do estado, avaliou de forma positiva as ações desenvolvidas ao longo de 2025. O balanço foi apresentado pelo presidente da entidade, Domício Silva, que destacou avanços estruturantes para a pecuária alagoana.

Segundo Domício, 2025 foi um ano importante para o setor, marcado pelo reconhecimento de Alagoas como zona livre de febre aftosa sem vacinação, resultado de um trabalho construído ao longo dos últimos anos pelos criadores, instituições e parceiros do agro.

“Foi um ano positivo e muito importante para a pecuária de Alagoas. Um ano de reconhecimento, de consolidação desse novo status sanitário e, principalmente, de colher os frutos de um trabalho sério feito pelo produtor rural. Tivemos recordes em leilões, faturamento expressivo, crescimento nos debates técnicos e um ambiente favorável aos negócios”, avaliou o presidente da ACA.

A temporada 2025 contou com a realização de três grandes exposições agropecuárias: a Expoalagoas Genética, no primeiro semestre; a Expo Bacia Leiteira, realizada no município de Batalha; e a 75ª Expoagro Alagoas, considerada a maior vitrine do setor no estado.

“Foi uma temporada marcada pela entrega de conhecimento sobre melhoramento genético, mercado de carnes, preços e, sobretudo, por um volume expressivo de leilões. Só durante a Expoagro, foram cerca de 15 leilões, consolidando Alagoas como vitrine genética e colocando o estado no centro da pecuária nacional”, ressaltou.

Outro ponto de destaque foi o fortalecimento das avaliações técnicas, com a realização de julgamentos e provas oficiais em todas as exposições organizadas pela ACA, em parceria com associações de raça.

“Os julgamentos fazem parte de um processo técnico rigoroso, que avalia, valida e direciona o trabalho realizado nas fazendas. Em 2025, contamos com julgamentos chancelados por associações nacionais, incluindo exposições ranqueadas, como a nacional do Girolando Leiteiro, etapas do ranking nacional e a nacional da raça Santa Inês. Só a Expoagro recebeu mais de três mil animais e movimentou cerca de cinco milhões de reais”, destacou Domício.

Com o balanço positivo, a ACA já projeta o calendário de 2026. A Expoalagoas Genética abrirá oficialmente a temporada, com realização prevista para a segunda quinzena de maio, no Parque da Pecuária, em Maceió.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem