Tropas incendeiam uma aldeia inteira em Mianmar Uma igreja batista e mais 12 prédios, incluindo casas, foram incendiados pelo exército birmanês, deixando a vila totalmente arrasada Publicado em: 18/10/2021


Uma igreja batista foi incendiada durante um ataque por tropas militares a uma aldeia no estado Chin, em Mianmar, na última quarta-feira (13). Na ocasião, 12 prédios foram incendiados pelo exército, deixando a aldeia totalmente arrasada.

Segundo a Radio Free Asia, as queimadas aconteceram depois que um comboio militar, a caminho de Hakha, foi atacado pela milícia da Força de Defesa Chin. Depois o confronto, as tropas militares montaram acampamento na aldeia Rialti e começaram a incendiar os prédios da aldeia.

Um líder da Igreja Batista da Vila de Rialti, que preferiu não se identificar por questões de segurança, relatou que os militares queimaram oito casas, por volta das 15h, e continuaram incendiando prédios na manhã do dia seguinte.

Com a chegada dos militares, os moradores da aldeia fugiram para uma floresta nas montanhas e viram de longe a vila inteira pegar fogo. 

O porta-voz da Junta Militar, Maj Gen Zaw Min Tun, negou que a tropa militar incendiou a aldeia de Rialti, afirmando que os militares "não abrem fogo em nenhum prédio religioso ou em qualquer vila".

Entretanto, o vice-diretor executivo da Organização de Direitos Humanos Chin, Salai Za Op Lin, confirmou o incêndio por parte dos militares, classificando o ataque como crime de guerra.

 

Da Redação do CPAD News / Com informações Guiame e Radio Free Asia / Foto: Divulgação/Internet (18.10.21)

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem