Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil de Alagoas hoje (28), O número de alagoanos afetados pelas chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias saltou de 3.818 para 6.953 nas últimas 24 horas. Conforme o levantamento, 5,1 mil pessoas estão desalojadas no Estado, enquanto outras 1,8 mil se encontram desabrigadas.
Na cidade de São Miguel dos Campos, onde a situação é mais grave, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas pelas fortes chuvas chegou a 3.829. A capital alagoana aparece em segundo lugar, com 574 casos, seguido de Feliz Deserto (388), Rio Largo (297), Coruripe (261) e Jequiá da Praia (198).
O monitoramento hidrometerológico da Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informa que os níveis dos rios Mundaú e Paraíba permanecem elevados, impactando nas lagoas Mundaú e Manguaba, mantendo os riscos de transbordamento.
Já o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa civil Nacional opera em alerta máximo (vermelho) e já mobilizou e enviou duas equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para a cidade de Maceió (AL).