No dia 25 de novembro, data da Black Friday, a
expectativa do Comércio é de crescimento no volume de vendas em lojas
físicas e virtuais. E, de acordo com pesquisa elaborada pelo Instituto
Fecomércio Alagoas, estima-se que, só em Maceió, o montante total de
compras no período deve movimentar R$ 49.165.845,83. Deste total, o
levantamento indica que R$ 40.807.652,04 serão destinados a compras em
lojas físicas e R$ 8.358.193,79 a compras em lojas virtuais.
No
comparativo com o ano passado, a receita total gerada no período deve
registrar um crescimento de 46,5%. Isso porque, apesar do ticket médio
ter reduzido, de R$ 482,50 para R$ 334,72, a intenção de compra do
maceioense na Black Friday mais do que dobrou, alcançando 71,88% da
população.
A pesquisa aponta ainda que os produtos mais
procurados no período são eletrônicos e eletrodomésticos (27,98%),
calçados e bolsas (18,79%), vestuário (16,79%), brinquedos (15,93%),
livros (5,74%) e joias/bijuterias/cosméticos (4,59%). A maioria, 47,38%,
tem a intenção de adquirir produtos para si mesmo. Sendo que, para
81,23% dos maceioenses, as compras presenciais é o formato de compra
preferido.
No caso das compras presenciais, a preferência é pelas
lojas do Centro de Maceió (57,45%) e dos shoppings (33,89%). Para os
consumidores, os principais atrativos para entrar nas lojas são as
promoções (27,83%), a qualidade dos produtos (27,30%) e o preço
(26,10%). Com 49,34%, as compras parceladas no cartão de crédito
aparecem como a forma de pagamento mais utilizada.
No caso das
compras virtuais, 57,45% dos entrevistados alegam que estão acompanhando
a trajetória dos preços, 60,76% afirmam que pretendem comprar
utilizando o smartphone e 85,90% optam por realizar as compras por meio
de parcelas no cartão de crédito.
Já entre os que não pretendem
ir às compras durante a Black Friday, os principais motivos alegados
foram o desemprego (26,39%), o fato de estar com mais cautela em relação
às compras (22,22%), o endividamento (19,44%) e a falta de costume de
efetuar compras no período (13,89%).