Nas últimas semanas, o crime
ambiental da Braskem tomou repercussão nacional e informações
desencontradas sobre a situação têm se espalhado pelas redes sociais. De
acordo com diversos órgãos representativos do turismo alagoano e
nacional, não há registros oficiais de cancelamentos de viagens ou
redução de fluxo turístico na capital.
Durante a Black Friday,
Alagoas foi o destino nacional mais vendido da CVC e o segundo da Azul
Viagens. Para orientar os turistas sobre a real situação da crise na
cidade, diversas empresas têm se manifestado por canais oficiais com
seus clientes.
O CEO da CVC Corp, Fábio Godinho, reforça que o
destino segue na preferência dos turistas da companhia, inclusive como o
destino nacional mais vendido na promoção da Black Friday da empresa.
“Maceió é um dos principais destinos de verão do brasileiro e líder em
vendas na CVC. O destino se preparou e se planejou para receber os
nossos clientes nessa que será a maior temporada de verão dos últimos
anos. Além da capital, o Estado de Alagoas também reserva inúmeros
atrativos para quem procura um destino de sol e mar imperdível para as
férias”, destacou o CEO da CVC Corp.
Para a operadora Viagens
Promo, não houve nenhuma alteração na busca por viagens para Alagoas,
segundo o diretor da empresa, Roberto Kido. “Ao contrário do que têm se
especulado, temos na verdade o aumento na oferta de roteiros para
Alagoas. Estamos trabalhando na orientação de alguns clientes que
questionam sobre a situação, mas nenhum cancelamento foi efetivado por
esse motivo”, explicou o diretor da Viagens Promo.
Segundo a
secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a principal
prioridade do Governo de Alagoas sempre foi a preservação de vidas,
resultando na desocupação de toda a região diretamente afetada pelo
afundamento do solo. “É crucial abordarmos esta crise com total
transparência e responsabilidade nas informações. Claro que reconhecemos
a seriedade dos problemas causados pela Braskem, mas é importante não
gerarmos uma segunda crise para o estado. A economia local está
fortemente envolvida com o setor turístico, desempenhando um papel de
uma verdadeira ferramenta de transformação social, gerando emprego e
renda para os nossos cidadãos”, esclareceu a secretária de Estado.
Segundo
o presidente do Maceió Convention & Visitors Bureau, Milton
Vasconcelos, o trabalho no fomento do turismo de eventos da entidade tem
focado em esclarecer e informar o que de fato está acontecendo na
cidade. “Tivemos recentemente três visitas técnicas de eventos captados e
já estamos fechando nosso calendário de eventos para os próximos anos.
Isso sem levar em consideração também toda a agenda de eventos sociais e
esportivos que agregam e somam ao calendário técnico/científico ",
ressaltou Vasconcelos.
Um guia de esclarecimentos foi criado pela
Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL) com
as principais dúvidas e orientações para os turistas e distribuído
digitalmente para operadoras de turismo, agências de viagem, além de
hotéis e viagens. “Estamos trabalhando contra as notícias falsas e
procurando esclarecer os fatos, tranquilizando quem deseja vir a Maceió.
Estamos atentos e acompanhando tudo de perto, nossa rota é 100% segura,
conforme informações fornecidas pela própria Defesa Civil”, reforçou o
presidente da ABIH-AL, André Santos.
O presidente da Associação
Brasileira de Agências de Viagens de Alagoas (Abav-AL), Samuel Silva,
relata que há muito pedido de informações sobre as regiões, mas que, até
o momento, não foi percebido nenhum movimento de cancelamentos ou
adiamentos. “Geralmente, as viagens são compradas com uma certa
antecedência, que já observamos ser geralmente de quatro, seis ou oito
meses. Quem está visitando Alagoas agora já tem esse pacote quitado há
meses e quem compra agora planeja viajar na baixa temporada do ano que
vem. Temos trabalhado para esclarecer a segurança do Destino Alagoas
para mantermos o nosso fluxo”, finalizou o presidente da Abav-AL.
De
acordo com a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), o
trade turístico da capital, que conta com mais de 3.500 empresas
cadastradas no Cadastur, emprega cerca de 20 mil pessoas somente em
Maceió. É estimado que outros 60 mil empregos indiretos em atividades
que dão suporte ao setor na capital, como pequenas indústrias, comércio
local, ambulantes e artesãos alagoanos possam ser prejudicados por uma
possível diminuição do fluxo turístico em plena alta temporada.
*Com Ascom Setur
