
Desde quinta-feira (22/8), o Ministério do
Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem
recebido informações das coordenações estaduais e municipais do Bolsa
Família relatando indícios de um golpe que está sendo aplicado contra as
famílias beneficiárias do Programa.
As famílias relatam o
recebimento de um SMS (mensagem de texto por celular) sugerindo o acesso
a um link malicioso, ou seja, feito para realizar ataques com vírus ou
golpes. Em situações como essas, a partir do momento em que o usuário
clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos
expostos a possíveis criminosos (phishing).
Neste caso,
permitindo o acesso às contas bancárias onde as famílias recebem seus
benefícios do Bolsa Família, comumente acessado pelo aplicativo Caixa
TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na
conta, incluindo aqueles transferidos pelo Programa.
Portanto, o MDS esclarece que:
Os
canais exclusivos de comunicação com as famílias são as mensagens nos
extratos bancários e no aplicativo do Programa Bolsa Família;
O Programa Bolsa Família não envia SMS com links para direcionamento a outros sites;
No
caso de estratégicas adicionais (SMS, WhatsApp, etc.), o MDS informa
antecipadamente aos estados e municípios sobre o tema nos canais
oficiais;
O Programa Bolsa Família não realiza ligações telefônicas de qualquer tipo.
Orientamos
às famílias que foram lesadas a dirigirem-se a uma agência da Caixa
Econômica Federal para apresentar a contestação da transferência
bancária. A contestação também poderá ser feita via aplicativo Caixa
TEM. Adicionalmente, sugere-se registrar um Boletim de Ocorrência.
Informamos
ainda que o assunto está sendo monitorado junto ao Agente Operador do
Programa, a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do
aplicativo CAIXA TEM.
A Caixa Econômica Federal está mapeando o
número de ocorrências, orientando sua rede bancária para o adequado
atendimento às famílias e reforçando o protocolo de segurança do
aplicativo.
O MDS reforçará em seus canais de comunicação as orientações para situações de ocorrência no pagamento.