
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou,
nesta segunda-feira (21), da live “A riqueza do turismo – Caminhos do
Brasil”, promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico e pela rádio
CBN. Na ocasião, Freixo afirmou que espera ultrapassar o recorde
registrado em 2023, de US$ 7 bilhões em receitas, com a entrada de
turistas estrangeiros no país até o final do ano. Entre janeiro e
agosto, as receitas com a entrada de turistas estrangeiros foram de US$
4,8 bilhões. O valor já é superior aos US$ 4,4 bilhões registrados no
mesmo período do ano passado.
Mediada pela jornalista Glauce
Cavalcanti e pelo coordenador da sucursal do Valor em Brasília, Marcello
Corrêa, a live contou ainda com as participações do ministro do
Turismo, Celso Sabino, e da presidente do Conselho da ABAV Nacional, Ana
Carolina Medeiros.
Para bater o recorde da receita registrada
com a entrada de turistas em 2023, Freixo afirmou que é fundamental o
trabalho conjunto entre a Embratur, o Governo Federal e os demais
segmentos do turismo.
“O turismo irá superar esse recorde por
meio da geração de emprego e renda, sobretudo em outubro, novembro e
dezembro, que são os meses de maior ingresso de turistas internacionais
no fim de ano. Neste ano de 2024 haverá uma receita ainda maior. Temos
aqui uma cadeia democrática de emprego e renda que acessa desde o
motorista de aplicativo até os donos de hotéis. Queremos que essa
tendência seja sempre crescente”, pontuou.
O ministro do
Turismo, Celso Sabino, afirmou que a realização de eventos
internacionais também irá influenciar no aumento das receitas.
“Eventos
como a COP 30, por exemplo, que irá acontecer em Belém (PA), no final
de 2025, será excelente para a promoção do turismo do Brasil. É nesse
momento que vamos passar a melhor imagem do Brasil e isso vai fazer com
os turistas venham, conheçam e voltem outras vezes ao Brasil”, comentou.
Para a presidente do Conselho da Associação Brasileira de
Agências de Viagens (ABAV) Nacional, Ana Carolina Medeiros, é preciso
investir em parcerias conectadas para trazer o turista internacional.
“Os
números são muito animadores, temos que trabalhar em conjunto para
recebermos esses turistas. Como trabalhamos com receptivo, para nós,
ABAV, é importante fazermos um bom trabalho para que o turista venha,
conheça os destinos e volte em outras oportunidades. O turismo gera
imediatamente emprego e renda, gira a economia, traz resultado positivo
tanto para iniciativas privadas, quanto públicas”, ressaltou.
Rio Grande do Sul
A reabertura do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), e a
reconstrução de outras áreas afetadas pela catástrofe climática no Rio
Grande do Sul também foram temas abordados na live.
O presidente
da Embratur, Marcelo Freixo, comentou que a responsabilidade que o
Governo Federal assumiu na reconstrução do estado foi bastante
necessária e citou o plano de promoção dos destinos gaúchos a ser
desenvolvido pela Agência.
“Rio Grande do Sul é muito importante
para a Região Sul. Estamos falando de um estado importante para o
turismo, onde temos o Festival de Cinema de Gramado, o Natal Luz,
enoturismo e diversos outros atrativos. Na nossa estratégia para apoiar a
reconstrução do estado temos uma campanha publicitária na América
Latina, press trip e famtour com jornalistas e operadores de turismo
internacionais, que tem como principal meta gerar emprego e renda para
as pessoas da região”, reforçou.
“O aeroporto Salgado Filho
voltou a operar no dia 21 de outubro e, em dezembro, começará a receber
voos internacionais. Estamos desde já estimulando o interesse e a
demanda pelos destinos gaúchos no mundo”, acrescentou Freixo.
Afroturismo
Na live, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, também falou sobre
um dos eixos-centrais da Agência: o afroturismo. Segundo ele, a
promoção internacional do segmento é também uma oportunidade para o⁰
Brasil resgatar a própria história.
“O afroturismo é uma
oportunidade do Brasil se conhecer. E, apesar de muita gente achar que
só se tem afroturismo na Bahia, podemos dizer que é no país inteiro. O
afroturismo é a história da gastronomia, da cultura, da nossa própria
história, que não existe sem a herança da história africana. O nosso
objetivo é resgatar, valorizar, e principalmente de gerar novos negócios
no turismo liderados pela população negra em seu território, gerando
desenvolvimento econômico e social, e combatendo o racismo”, pontuou.
A
live contou com patrocínio do Sistema Comércio, através da Confederação
Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), do Serviço
Social do Comércio (Sesc), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial
(Senac) e de suas federações.