
Além de uma emocionante vitória para o piloto Max
Verstappen, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em São Paulo, deixou
cerca de R$ 2 bilhões na economia e atraiu cerca de 300 mil turistas
brasileiros e estrangeiros para a capital do estado. Os dados levam em
conta a movimentação de turistas na cidade que ofertou atividades
durante todo o final de semana, nos dias 1º, 2 e 3 de novembro,
culminando com o grande dia do evento do circuito, realizado no
autódromo de Interlagos. Segundo a São Paulo Turismo (SPTuris), da
prefeitura de SP, as cifras superam o registrado em 2023, que foi na
casa de R$ 1,64 bilhão.
Apesar da forte chuva que caiu durante o
GP de Interlagos, o evento registrou um público de aproximadamente 291,7
mil pessoas, sendo 110,2 mil somente no domingo, dia principal da
corrida. O número de público também foi uma nova marca para o grande
prêmio do Brasil.
Ao entregar o troféu ao segundo lugar, o
ministro do Turismo, Celso Sabino ressaltou a importância do trabalho do
Governo Federal na ampliação e diversificação da conectividade aérea,
que já vem produzindo impactos positivos no turismo brasileiro.
“Esse
é mais um grande evento que traz milhares de turistas de todos os
lugares do mundo ao Brasil, e nós estamos de portas abertas e preparados
para receber esses visitantes. O ministro Silvio Costa Filho tem sido
um parceiro atuante na preparação dos nossos portos e aeroportos, para
proporcionar cada vez mais conforto aos nossos turistas”, declarou o
ministro.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
que também participou do evento, reforçou a importância da atuação da
pasta do Turismo no desenvolvimento econômico do país. “O ministro Celso
Sabino tem feito um grande trabalho de fomento ao turismo nacional e
internacional, que se une aos nossos esforços de melhorias de portos e
aeroportos, para que possamos atingir nossa meta e crescimento de 20% de
movimentação este ano”, declarou.
PERFIL – O
levantamento da SPTuris teve o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e
demonstrou, ainda, com indicadores do ano de 2023, que os turistas
estrangeiros ocuparam 12,2% dos lugares no autódromo de Interlagos. No
topo da lista dos que mais prestigiam GP Brasil de Fórmula 1 estão os
argentinos, seguidos dos chilenos, colombianos e uruguaios. A lista do
ano passado foi seguida ainda pelos peruanos, suíços, paraguaios,
bolivianos e os estadunidenses.
Já entre os brasileiros, a
maioria do público no autódromo foi de paulistas (62,8%), seguidos pelos
mineiros (8,3%), paranaenses (7,2%), catarinenses (5%) e gaúchos
(3,6%). Os turistas do Rio de Janeiro somaram 3% do público que esteve
nas arquibancadas.
VISIBILIDADE AO TURISMO – Em São Paulo, o
ministro Celso Sabino também participou do evento de inauguração da nova
emissora de TV Times Brasil/CNBC. Com sede na capital paulista, o
veículo de negócios e economia é liderado pelo jornalista Douglas
Tavolaro, que, em 2020, trouxe a CNN ao país.
A nova emissora
terá notícias factuais, além de programas de
empreendedorismo/entretenimento, com mais de 15h de programação ao vivo.
A transmissão do novo canal será via streaming e nas demais plataformas
digitais.