“Eleitores faltosos” tem até hoje (19), para fazer a regularização do título de eleitor e evitar que o documento seja cancelado.
A Justiça Eleitoral explica que o eleitor quem não votou, não justificou e não pagou a multa referência a essas ausências nos três últimos pleitos seguidos – regulares ou suplementares, deve regularizar essa situação, fazendo o pagamento das devidas multas.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a última sexta-feira (16), 145.714 títulos foram regularizados, no entanto, ainda faltam outros 5.129.608.
O eleitor pode realizar o pagamento por meio do site do TSE, aplicativo e-Título, ou no cartório eleitoral, com pagamento via boleto, Pix ou cartão. Após o pagamento, a quitação eleitoral será registrada automaticamente.
O cidadão que não tiver condições financeiras para pagar a multa, pode solicitar a isenção ao juiz eleitoral, apresentando justificativa.
Caso a regularização não seja feita dentro do prazo, 19 de maio, o eleitor deverá pagar além das multas, a taxa de emissão de um novo título. Neste caso, também será necessário apresentar documentos adicionais, como comprovante de endereço, e o procedimento deverá ser feito presencialmente em um cartório eleitoral.
Redação CPAD News/ Com informações G1