Um lugar que, por natureza, tem vocação para o turismo. O setor é um
dos que mais crescem de forma contínua em Alagoas nos últimos anos,
sendo importante para o avanço econômico, gerando emprego e renda no
estado. Para celebrar o Dia Nacional do Turismo (8), a Secretaria de
Estado do Turismo (Setur-AL) reforça conquistas que consolidam o destino
como uma das referências mundiais.
Uma das conquistas é o
aumento da conexão com mercados emissores estrangeiros. Em março,
Alagoas apresentou um crescimento de 90% nas chegadas internacionais
durante o mês, de acordo com os dados divulgados pela Embratur,
analisados pela Setur.
Foram mais de 2.100 chegadas em solo
alagoano, consolidando, inclusive, a Argentina como o principal mercado
emissor internacional, com mais de 1.900 passageiros chegando do país
vizinho.
Aumento do fluxo de passageiros internacionais
Em
2024, o número de passageiros embarcando ou desembarcando no Aeroporto
Internacional Zumbi dos Palmares teve um aumento significativo em
relação ao ano retrasado, de acordo com os dados da Aena. Em 2023, foram
29.751 pessoas. Já em 2024, este número aumentou para 40.619.
Chegadas Internacionais em Alagoas
• Dezembro de 2023 - 1.450
• Dezembro de 2024 - 4.461
• Aumento de 207,66% no comparativo 23/24
• Dezembro a março: temporada 23/24: 5.649
• Dezembro a março: temporada 24/25: 11.536
• Aumento de 104,2% no comparativo 23/24
Números da Aena
De
acordo com os números divulgados pela Aena, administradora do Aeroporto
Internacional Zumbi dos Palmares, o aumento do fluxo de passageiros na
temporada 24/25 em comparação com a temporada 23/24 foi de 34.7%.
• Dezembro a março: temporada 23/24 - 16.322
• Dezembro a março: temporada 24/25 - 21.991
Para
Bárbara Braga, secretária de Estado do Turismo, o trabalho realizado
pelo Governo de Alagoas, através da Setur, tem papel fundamental no
avanço do setor no estado, tendo em vista todos os investimentos em
políticas públicas no turismo, melhorando a infraestrutura, conquistando
novos voos, capacitando profissionais e impactando na venda e promoção
do destino.
“O turismo é uma prioridade para o Governo do Estado.
Estamos trabalhando para todo o avanço que o setor vem apresentando nos
últimos anos. Os fatores que contribuem são vários: incentivos fiscais,
investimentos na infraestrutura, novas rodovias, captação de novos
voos, além da nossa temporada histórica de cruzeiros, com Alagoas
recebendo cerca de 200 mil pessoas durante a temporada 24/25. É muito
gratificante comemorarmos o Dia Nacional do Turismo mostrando parte de
todas as nossas conquistas”, celebrou a secretária.
Alta temporada 24/25
A
alta temporada 24/25 em Alagoas teve grandes números que consolidam o
estado como um dos principais destinos buscados por turistas nacionais e
internacionais.
A média de ocupação hoteleira neste período, por
exemplo, foi de 81,6%, tendo um fluxo de passageiros de 1.044.466. Além
do fluxo de passageiros internacionais, de acordo com os dados da Aena:
21.991.
Em comparação com a alta temporada 23/24, quando foram
registradas 968.337 pessoas embarcando ou desembarcando no Aeroporto
Internacional Zumbi dos Palmares, houve um aumento de 7.8% na temporada
24/25, quando mais de um milhão de visitantes estiveram no estado.
Maior temporada de cruzeiros da história
A
temporada de cruzeiros 2024/25 entrou para a história de Alagoas. Em
seis meses de operação, que teve início em novembro de 2024 e durou até
abril deste ano, aproximadamente 200 mil pessoas desembarcaram no Porto
da capital alagoana. Ao todo, foram 14 navios de cruzeiros, totalizando
32 paradas ao longo da temporada.
O maior cruzeiro a atracar em
Alagoas, o MSC Grandiosa, chegou ao destino com cerca de 8 mil pessoas a
bordo em cada estada, com 17 paradas em todo o período de operação no
destino. Com o fluxo de pessoas a estimativa é que R$ 80 milhões tenham
sido injetados na economia alagoana.
Promoção do destino e captação de novos voos
A
Setur segue impulsionando e fortalecendo o Destino Alagoas nacional e
internacionalmente, através das capacitações de inúmeros agentes de
viagens, apresentando o destino nos principais mercados emissores do
estado.
Em abril, cerca de 200 agentes de viagens, em Montevidéu
e Buenos Aires, foram capacitados, com o objetivo de fortalecer a
conexão com o Uruguai e a Argentina - principal mercado emissor
internacional de turistas para Alagoas. A ação reuniu agentes de viagens
da América Latina, e contou com a apresentação de todas as regiões
turísticas do estado.
O Destino Alagoas teve, mais uma vez, um
estande próprio na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que aconteceu em
março deste ano, onde foram anunciadas grandes novidades: conquista de
dois voos extras para o réveillon 2026, ligando Portugal à capital
alagoana no período das festas de final de ano; início da construção de
duas obras do Vila Galé, para o segundo semestre de 2025, em Coruripe,
litoral sul de Alagoas, além de ser novamente sede da Copa Afia em 2025,
trazendo a competição esportiva para solo alagoano.
Também em
março, foram capacitados cerca de 500 agentes de viagens de oito estados
brasileiros durante a 4ª edição do Workshop Masterop Travel (WMT), além
de 150 fornecedores do segmento turístico que também estiveram
presentes no evento.
Em relação às chegadas ao Destino Alagoas,
em fevereiro, foi anunciado o aumento de voos no Aeroporto Zumbi dos
Palmares na considerada “baixa temporada”. Em parceria com a Azul
Viagens, foram conquistadas 41 operações extras semanais para o mês de
julho.
Para a Semana Santa de 2025, foram quatro operações extras
internacionais pousando no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares,
chegando de quatro mercados emissores distintos: três voos semanais,
operados pela companhia aérea TAP, chegando de Lisboa; dois voos
operados pela GOL, vindos de Buenos Aires; além da conquista anunciada
recentemente em parceria com a Flybondi, com o voo direto de Córdoba.
Turismo de Luxo fortalecido
Neste
mês de maio, a Setur está promovendo o destino com um lounge próprio na
principal feira do segmento de luxo do país: a International Luxury
Travel Market Latin América (ILTM).
O objetivo é promover e
fortalecer o Turismo de Luxo do estado, no evento que reúne importantes
marcas de viagens, consultores de viagens e destinos durante três dias
de muito networking e negócios.
Os empreendimentos, que vão do
Litoral Sul ao Litoral Norte de Alagoas, além da capital Maceió, somam
juntos 1.100 leitos hoteleiros no estado, distribuídos em sete
municípios alagoanos.
O Destino Alagoas será representado também
no espaço da Associação Brasileira de Viagens de Luxo com os hotéis
Kenoa Exclusive Beach Spa & Resort e Casa Brasileira Hotel Galeria.
Escola do Turismo
Trata-se
de um programa do governo de Alagoas, promovido pela Setur, que visa
capacitar e qualificar trabalhadores e interessados em prestar serviço
no setor turístico. A iniciativa oferta cursos 100% gratuitos nas áreas
de hotelaria/restaurante, atendimento ao público, empreendedorismo,
apoio à complementares/gestão de negócios e políticas públicas. Abrange
todas as regiões turísticas do estado.
Em vigor desde 2023, o
programa já capacitou mais de 7.000 alunos em cursos que envolvem áreas
como: garçom, camareira, auxiliar de cozinha, cozinheiro, atendimento ao
turista, almoxarifado, drinks e coquetéis, por exemplo. Trinta e seis
cidades do Destino Alagoas foram contempladas, nas sete regiões
turísticas do estado.
Crédito do Trabalhador
O
Crédito do Trabalhador do Turismo é um programa do Governo de Alagoas,
promovido pela Setur, e pela Agência de Fomento Desenvolve. Ele
disponibiliza três linhas de crédito para empreendimentos do setor
turístico, com o objetivo de impulsionar o turismo e fortalecer,
principalmente, os pequenos negócios.
Os microempreendedores
individuais (MEIs) têm acesso a empréstimos de R$ 5 mil a 21 mil reais;
já para microempresas (MEs), empresas de pequeno porte (EPPs) e para
empresas de grande porte (LTDAs) são disponibilizados de R$ 10 mil a R$
300 mil para capital de giro e aquisições.
A terceira linha de
crédito concede até R$400 mil, destinados à instalação de energia solar
para ME, EPP e LTDA. As linhas de crédito são viabilizadas por meio dos
recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), sendo operacionalizadas
pela Desenvolve.
As condições de pagamento incluem juros abaixo
do mercado, carência extensa e melhores opções de parcelamento,
facilitando a estruturação e crescimento dos empreendimentos turísticos.