A Copa do Brasil define, neste domingo (14), os dois clubes que disputarão a final da edição 2025. Os confrontos decisivos envolvem Corinthians e Cruzeiro, em Itaquera, e Fluminense e Vasco, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Corinthians tem vantagem mínima
O primeiro finalista será conhecido a partir das 18h (horário de Brasília), quando o Corinthians recebe o Cruzeiro em São Paulo. O Timão joga com a vantagem do empate, já que venceu o duelo de ida por 1 a 0. Depay foi o autor do gol em Belo Horizonte.
Desta forma, a equipe do Parque São Jorge avança à decisão com um empate. Já o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença para garantir a vaga no tempo regulamentar, ou por um gol para forçar a disputa de pênaltis.
Apesar da vantagem e do apoio da torcida, o técnico Dorival Júnior prega cautela: “O jogo do final de semana será ainda mais pesado, muito mais forte, com as equipes ainda mais concentradas, e o resultado está todo ele em aberto. Temos uma pequena vantagem, muito importante, construída dentro da casa do Cruzeiro”.
O Corinthians tem dúvida quanto ao centroavante Yuri Alberto, que sentiu um incômodo na perna esquerda na última quarta-feira (10). O Cruzeiro, por sua vez, terá dois desfalques: o zagueiro Lucas Villalba, lesionado no tornozelo esquerdo, e o volante Lucas Romero, suspenso por acúmulo de cartões amarelos. Em compensação, o atacante Wanderson pode retornar após recuperação de lesão muscular, embora ainda não esteja 100% fisicamente.
Rayan e Vegetti decidem e Vasco sai em vantagem na Copa do Brasil | Copa do Brasil classificará dois times à Libertadores em 2026
Clássico carioca define o outro finalista
O segundo finalista será conhecido após o clássico entre Fluminense e Vasco, às 20h30, no Maracanã. O Cruzmaltino chega animado após vencer o jogo de ida por 2 a 1. Apesar da vantagem, o técnico Fernando Diniz mantém os pés no chão: “Terminou apenas o primeiro tempo. São 180 minutos e temos que ficar focados, procurar corrigir o que erramos hoje e enfrentar o jogo de domingo com máxima seriedade e respeito ao adversário”.
O comandante do Fluminense, Luis Zubeldía, também adota cautela: “Quem acredita que jogos de Copa são apenas 90 minutos está errado. Apenas se vencer por 3 a 0 ou 4 a 0 [...]. Temos que corrigir ações pontuais, como transições, um contra um. É ajustar para os próximos 90 minutos para dar a volta no mata-mata”.
As partidas prometem emoção e alto nível técnico, com os quatro clubes tradicionais lutando por uma vaga na grande final da Copa do Brasil 2025.
