Trabalhadores da empresa Localine, responsável pelo transporte
escolar da rede municipal de ensino de Maceió, paralisaram as atividades
e realizaram um protesto nesta sexta-feira (9), em frente à sede da
empresa, no bairro do Farol. A paralisação foi motivada pelo atraso no
pagamento dos salários, comunicado aos funcionários na última
terça-feira (7).
Segundo nota enviada pela direção da Localine
aos funcionários, o atraso se deve à suspensão temporária dos serviços
por parte da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), determinada no
dia anterior. A empresa afirma que está negociando com a Prefeitura de
Maceió para resolver a situação e promete atualizações nos próximos
dias.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, um representante dos
funcionários relatou que a situação vai além dos salários em atraso. Ele
denuncia problemas recorrentes e pede providências. “Tem monitora
passando mal, desmaiando, ansiosa por causa da falta do salário. A
previsão é para semana que vem, vamos ver se o Ministério Público ajuda a
gente. Poderiam fazer um acordo, demitir a gente para ter nossos
direitos e conseguirmos arrumar outro emprego e não ficar nessa situação
de incertezas.”
A crise no transporte escolar da capital
alagoana não é nova. Nos últimos meses, pais e responsáveis já haviam
protestado contra a precariedade do serviço, com bloqueios em vias nos
bairros do Benedito Bentes e Cruz das Almas, cobrando melhorias na frota
e mais regularidade nas rotas.
Confira, na íntegra, a nota da Localine enviada aos trabalhadores:
Prezados colaboradores,
Primeiramente,
pedimos sinceras desculpas por não ter sido possível realizar o
pagamento dos salários na data de hoje, como normalmente ocorre. Sabemos
da importância desse compromisso para cada um de vocês e compreendemos
os transtornos que esse atraso pode causar.
Como é de
conhecimento de todos, a empresa sempre prezou pela pontualidade e
responsabilidade em seus compromissos financeiros. Ao longo desses cinco
anos de atuação, honramos com todos os pagamentos e mantivemos uma
relação de transparência com nossos colaboradores.
No entanto,
ontem, dia 07/05, fomos surpreendidos com um comunicado oficial da SEMED
suspendendo temporariamente nossos serviços.
Diante dessa
situação, informamos que já estamos adotando todas as medidas
administrativas cabíveis para resolver a questão com a maior brevidade
possível. Nossa equipe está em constante diálogo com a SEMED para buscar
a liberação dos serviços e a regularização dos pagamentos pendentes à
empresa.
Nos comprometemos a manter todos informados ao longo dos
próximos dias e reforçamos que, até a próxima semana, entraremos em
contato com cada um para apresentar uma posição mais concreta sobre a
situação e os próximos passos.
Agradecemos imensamente pela compreensão, paciência e confiança depositada em nosso trabalho.
Atenciosamente,
Nelson Nascimento